segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conheça o carro-mutante Flake Concept

O designer Da Feng, da Universidade de Coventry, no Reino Unido, resolveu provar que não é apenas em filmes de ficção científica como ‘Transformers’ que os carros podem ganhar vida. Inspirado pelas cinzas de seus cigarros, ele trabalhou por três anos no projeto de um automóvel futurista mutante. A ideia deu vida ao incrível cupê elétrico Flake Concept.




O peculiar protótipo é feito de 250 painéis adaptativos feitos de fibra de carbono, que se “acomodam” e se “rearranjam” de acordo com as necessidades aerodinâmicas do carro. Eles podem ficar planos e retos para reduzir a resistência do ar durante a aceleração do veículo ou se levantam para diminuir a velocidade do carro. E os tais painéis podem atém mesmo se abrir completamente nas curvas, para incrementar a estrutura aerodinâmica do modelo.

Além dessa função, as placas ajudam a recarregar o conceito elétrico por meio da absorção de energia solar. E não é só a carroceria do Flake Concept que consegue mudar. Cada roda, denominada de D-Wheels, é formada por 12 braços individuais em forma de círculo, que se estendem para cima ou para baixo de modo a se adaptar às condições do terreno. O designer divulgou um vídeo (
veja abaixo ) em que apresenta o modelo de recursos mutantes.

De acordo com a ideia de Da Feng, tanto as rodas como a superfície da carroceria tornam-se elementos ativos da suspensão do veículo, permitindo que o Flake adapte-se ao asfalto ou às trilhas off-road de forma quase autônoma. O designer tem consciência que seu complexo projeto ainda deve levar algumas décadas – ou séculos? – para ser produzido em escala, mas acredita que a base de sua criação pode servir de inspiração para novas tecnologias viáveis a médio prazo para a indústria automobilística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário