A Microsoft obteve a aprovação da União Europeia nesta sexta-feira (7) para finalizar a compra do Skype, empresa de telefonia pela web. O gigante da área de sistemas operacionais anunciou a aquisição do Skype em maio e pagou US$ 8,5 bilhões ao grupo de investidores que detém o comando da companhia.
A Comissão Europeia afirmou que não há preocupações no negócio que possam afetar a concorrência neste mercado, que está em ascensão e que ainda conta com o Google, como concorrente. O Skype, apesar de ser controlado por um grupo de investidores, está baseado em Luxemburgo – por isso, para a oficialização do negócio, foi necessário que o órgão da União Europeia agisse.
Enquanto a decisão da Comissão Europeia só saiu nesta sexta, a da FTC (Federal Trade Commision), órgão que analisou se o negócio poderia afetar injustamente os concorrentes nos Estados Unidos, saiu em junho.
A ideia é que a Microsoft integre os 663 milhões de usuários do Skype no mundo com a rede Windows Live, Xbox Live, o gerenciador de e-mail Outlook e que também seja usado no sistema operacional Windows Phone.
No entanto, a empresa americana fez questão de afirmar que continuará a investir na plataforma Skype para usuários que não usam, necessariamente, os serviços da Microsoft.
Após a compra, Tony Bates, diretor-executivo da Skype, vai se tornar funcionário da Microsoft e fazer parte de uma nova divisão de negócios. Ele vai assumir o cargo de presidente da divisão Microsoft-Skype.
Antes da confirmação da venda do serviço de voz para a Microsoft, ainda havia rumores de que Google e Facebook, separadamente, estavam negociando com o Skype. Ambas gostariam de formar uma joint-venture (espécie de parceria) com a companhia. No entanto, nenhuma das tentativas se concretizou.
Números do Skype
Durante o anúncio da compra em maio, o Skype afirmou que mensalmente cerca de 170 milhões de pessoas se conectam aos serviços Skype, embora nem todos usuários façam chamadas. No ano passado, a empresa de telefonia contabilizou mais de 207 bilhões de minutos de chamadas de voz e vídeo.
Apesar do enorme sucesso, a maioria dos usuários Skype utiliza os serviços gratuitos de telefonia ou vídeo, desde que a empresa foi fundada por Niklas Zennstrom e Janus Friis em 2003. Por mês, cerca de 8,8 milhões de internautas -- o que representa pouco mais de 1% da base de usuários -- pagam para usar serviços do Skype.
Histórico
Fundado em 2003, o Skype é um serviço de voz e vídeos pela internet. Com o programa da empresa é possível fazer ligações e chamadas de vídeo gratuitamente. A empresa ainda fornece a possibilidade de o usuário fazer ligações para telefones fixos ou móveis pela internet. Para isso, é necessário que ele compre créditos.
O Skype foi comprado em 2005 pelo eBay, varejista online dos Estados Unidos e, na sequência, adquirido pelo fundo de investimentos Silver Lake em 2009 com participação majoritária. Mesmo assim, outros fundos e companhias mantinham participação minoritária no negócio, por exemplo: eBay, CPP Investment, Andreesen Horowitz e Canada Pension Plan Investment Board.
Nenhum comentário:
Postar um comentário