As previsões feitas pelo grupo PSA Peugeot Citroën – o segundo maior da Europa – começam a virar realidade. A norte-americana Ford está cortando a produção de sua unidade industrial em Saarlouis, na Alemanha, diante da demanda menor, especialmente na região sul e na península ibérica do continente, onde países como Itália, Grécia, Portugal e Espanha enfrentam crises internas decorrentes de dívidas públicas.
A redução no volume de produção da fábrica, responsável pelo hatch médio Focus e pelo crossover Kuga, ainda não foi especificada pela montadora. A unidade de Saarlouis, no sudoeste do país germânico, emprega 6.500 profissionais. A outra fábrica da Ford na Alemanha, situada na cidade de Colônia, no norte, não será afetada num primeiro momento. Essa unidade produz o compacto Fiesta.
O Salão de Frankfurt, que teve suas portas abertas ao grande público hoje e se estende até o próximo dia 25 de setembro, foi palco de vários discursos de tom pessimista em relação à economia europeia a curto prazo. A PSA Peugeot Citroën acredita que o mercado espanhol deve apresentar retração de 15% este ano, enquanto o italiano registrará queda de 7% e o francês cerca de 4%. A única perspectiva positiva é em relação ao mercado alemão, que deve crescer 9%.
O CEO do grupo Fiat, Sergio Marchionne, defendeu a necessidade de recuperação urgente das economias fragilizadas dentro do bloco econômico europeu, já que a crise interna de alguns países pode desencadear o colapso do sistema monetário unificado da zona do euro.
No primeiro semestre do ano, o mercado europeu registrou retração de 2,1% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado, terminando o arco com 7,12 milhões de unidades comercializadas. Só o mercado alemão avançou significantemente (crescimento de 10,5%), enquanto Reino Unido teve queda de 7,1% e a Itália desacelerou 13,1%.
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