sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Unimed muda gestão e expande rede própria


Com cerca de 18 milhões de clientes, 110 mil médicos cadastrados e uma lista razoável de queixas para solucionar pelo Brasil, a Unimed quer se reinventar, informa reportagem de Camila Fusco e Felipe Vanini para a Folha.

A íntegra do texto está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Cooperativa médica mais antiga do país com 44 anos de idade, a companhia está apostando em uma espécie de "choque de gestão" para melhorar a qualidade das operações e da imagem.
"A competição e as novas regulamentações da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que aumentam a exigência sobre os planos, obrigam as cooperativas a se repaginar", diz Eudes Freitas, presidente da Unimed do Brasil, que engloba as 372 Unimeds regionais.
Pelo modelo da Unimed, médicos se reúnem em cooperativas regionais, administram as receitas, remuneram os prestadores de serviços e dividem os resultados. Cada unidade é independente.
Para padronizar a gestão, as regionais estão investindo em princípios de governança corporativa, com treinamento de dirigentes e metas preestabelecidas. A expectativa é que a nova estrutura entre em vigor no início de 2012.
Leia mais na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.

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