quarta-feira, 31 de agosto de 2011

China quer o mercado náutico brasileiro Primeira lancha


Depois de invadir o mercado de bens manufaturados de baixa e média tecnologia e, mais recentemente, o automobilístico, os chineses agora ensaiam ganhar espaço no segmento náutico brasileiro.

No São Paulo Boat Show, evento do setor que ocorrerá em outubro, a importadora Sailor fará o lançamento da lancha chinesa Oceania 22, primeira dessa nacionalidade a desembarcar em território nacional. A importadora Sailor não divulga o preço, mas fontes ouvidas pelo E&N estimam que o veículo será vendido por cerca de R$ 65 mil sem motor e por pouco mais de R$ 100 mil equipado com o propulsor.
"Nosso público é aquele que ficou rico agora e não busca uma marca que já tenha renome. Ele quer custo-benefício" afirma Leonardo Yabagata, gerente de peças e serviços da Sailor.
A vinda da embarcação chinesa não era esperada, mas não chega a ser novidade, na opinião do presidente do São Paulo Boat Show, Ernani Paciornik. "Está acontecendo conosco o que já aconteceu com o resto da indústria. É natural que o setor náutico siga as características de outros segmentos como o automobilístico", diz.
A estratégia, assim como nos automóveis, é a de oferecer um pacote atraente de acessórios. "Eles pegaram um nicho de mercado, não existe nenhuma lancha deste cumprimento (6,9 metros) com o mesmo nível de equipamento", diz Márcio Dottori, diretor técnico da Boat Show.
Atualmente, cerca de 85% das vendas do mercado náutico brasileiro são de unidades produzidas nacionalmente, segundo Pacionik. O presidente da São Paulo Boat Show acredita que o setor nunca viveu período tão favorável, estimulado pelo dólar baixo e pelo avanço do poder de compra do brasileiro. "Hoje, a Classe C pode escolher comprar um barco ao invés do segundo carro", afirma.
Por se tratar de uma lancha artesanal, a expectativa da Sailor é importar apenas 12 unidades da Oceania 22 até o fim do ano - quatro já estão negociadas e deverão ter apenas o martelo batido no evento. Fundada há cinco anos, a Sailor possui 36 revendas no Brasil e mais 15 já em fase de credenciamento.
O mercado náutico brasileiro movimentou R$ 550 milhões em 2010 e cerca de 37% disso foi gerado durante o São Paulo Boat Show (R$ 208 milhões). Neste ano, a expectativa é que o evento fature R$ 239 milhões, um incremento de 10% ante o ano passado.

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