Carros menores, mais econômicos e menos agressivos ao ambiente estão no foco de todas as fabricantes e devem aparecer em número cada vez maior nos próximos anos. Para os designers da área automotiva, um dos desafios que esta tendência apresenta é maximizar o espaço interno – manter o conforto num veículo com proporções reduzidas.
Uma opção com que os projetistas poderão contar em breve é um novo volante, desenvolvido por engenheiros da TRW Automotive, uma das maiores fornecedoras de componentes para veículos em todo o mundo. Eles estão trabalhando num volante que se dobra e encaixa no painel quando o carro é estacionado, facilitando a entrada e a saída do motorista.
Segundo a TRW, o sistema deverá beneficiar especialmente pessoas de mais idade e motoristas com deficiências físicas. Mas outra aplicação interessante pode ocorrer em modelos esportivos, normalmente baixos e pouco espaçosos, que não costumam ter acesso fácil para o motorista.
Não deve demorar - O sistema prevê o uso de um volante com duas partes, semelhante aos usados na Fórmula 1 ou no controle de aviões, posicionado automaticamente como uma direção normal quando o carro estiver em uso. O posicionamento ideal para cada motorista poderá ser programado e guardado na memória, para que o volante se coloque na altura e profundidade adequada assim que o condutor ligar o carro.
Segundo a TRW, é possível que o volante retrátil comece a ser usado em carros de produção dentro de cinco anos. Considerando o tempo necessário para o desenvolvimento de um automóvel desde o princípio até a saída da linha de montagem, isto pode indicar que o sistema já esteja nos planos de pelo menos uma grande fabricante. E, muito provavelmente, deve aparecer brevemente em carros conceitos, nos próximos salões internacionais
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