terça-feira, 21 de junho de 2011

Fiat mostra o primeiro carro colaborativo do mundo

A Fiat percebeu que faz todo sentido perguntar aos consumidores como deve ser o carro que eles mesmos vão dirigir. E que faria mais sentido ainda se as sugestões fossem aceitas. Deste conceito nasceu o Fiat Mio, apresentado há dois anos como o primeiro carro totalmente colaborativo, ou crowdsourced. Foi este o apelo da montadora para subir no palco do Debussy, o principal auditório de Cannes, na manhã desta terça- feira.


Ancorado por Abel Reis e Pedro Cabral, representantes da AGE/Isobar, agência que trabalhou a marca do Mio, o diretor de Marketing João Ciaco destrinchou o case. Ao considerar o movimento como “revolucionário”, chamou a indústria automobilística de “conservadora”,  adjetivo que também estende à comunicação que é feita por este mercado.


Para Abel Reis, o futuro é a cocriação. O projeto da Fiat foi construído em três pilares com foco essencialmente voltado para as redes sociais. Por meio de site e perfis no Twitter e no Facebook, a companhia abriu os ouvidos a quase 12 mil comentários a fim de interferir desde a produção até o design do carro-conceito.


A ação não foi restrita ao Brasil. Cerca de 160 países contribuíram com opiniões e ajudaram a finalizar o carro, cujas especificações estavam disponíveis para que o consumidor pudesse baixá-las e montar o seu próprio protótipo. Exemplo de como comunicar e engajar o publico sem o forte apelo da mídia tradicional.


Por fim, depois de atiçar a curiosidade do público, a Fiat anunciou, ao vivo, que o Mio estaria disponível para visitação no andar de baixo do Palais des Festivals.


Por Marcelo Gripa, de Cannes

 
Acompanhe as notícias do maior festival de publicidade do mundo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário