terça-feira, 21 de junho de 2011

Avon, Bauducco e Yoki investem em festas juninas para aumentar as vendas

 

Período atrai marcas que desejam se relacionar com os consumidores para o Nordeste

Após o Carnaval, a festa de São João é a segunda maior comemoração do calendário cultural brasileiro. No período, as cidades de Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, recebem um grande número de visitantes. Enxergando uma oportunidade para estreitar o relacionamento com os consumidores, Avon, Bauducco e Yoki são algumas das marcas que investem nas comemorações.

As festas juninas fazem crescer a importância do Nordeste nesta época do ano. O mercado, que sempre foi significativo para as empresas durante as festividades, vem ganhando mais destaque nos últimos anos, com o aumento da renda e o crescimento do consumo na região. Buscando fortalecer sua presença entre o público nordestino, a Avon montou seis espaços na festa de Campina Grande

Nos lounges, os consumidores podem conhecer os lançamentos da empresa, que em 2011 também participa do São João de Caruaru pelo terceiro ano consecutivo. Para tornar a interação mais natural e se adequar ao tema, a Avon desenvolveu atividades específicas para cada local. Um deles é o stand Formosura da Pescaria, que divulga a nova linha de fragrâncias “Água de Brisa”.

Atividades lúdicas para promover lançamentos

No local, os consumidores participam da tradicional brincadeira de pescaria, para ganhar os produtos da marca. “O Norte e o Nordeste representam 60% do consumo de fragrâncias, por conta do clima. Nossas ações nas festas juninas visam permitir que os consumidores experimentem os produtos, pois mesmo com a presença maciça da Avon na região, há pessoas que não têm acesso ao nosso portfólio”, explica Ricardo Patrocínio, Diretor de Marketing de Cosméticos da Avon, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Já no espaço “Salão Ligeirinho”, as visitantes podem ser maquiadas com os produtos Color Trends, além de concorrerem a esmaltes da marca. No lounge “Mexe Mexe Premiado”, os consumidores conhecem as novidades da linha de hidratantes corporais Naturals Milk Shake e participam do sorteio de prêmios como smartphones, kits de produtos da marca e 15 automóveis Fiat Uno, na ação “Avon Naturals Agita Sua Sorte”.

O público masculino não fica de fora do plano de comunicação da Avon. A empresa promove o espaço “Homi de Aço na Roça´”, para divulgar o lançamento do perfume Iron Man. No local, os homens podem se distrair com videogames, que fazem menção ao apelo esportivo do produto. A marca disponibiliza ainda o “Coreto das Cumadres”, reservado para os visitantes descansarem, e a área vip “Espaço Belezura”, promovida no interior do camarote da revista Contigo. No local há um expositor da Avon Internacional Fragrance e celebridades são maquiadas com produtos da marca.

Bauducco distribui monoporções

Outra empresa que aposta no São João para divulgar seus produtos é a Bauducco, que distribui mais de 400 mil amostras de Cookies, Maxi Barrinhas e Roll Cake, nas festas de Caruaru e Campina Grande. Esta é a primeira inserção da marca no Nordeste para se aproximar dos consumidores.

“Somo líderes em bolinhos e waffers na região. Neste primeiro momento, o objetivo é promover o envolvimento emocional da marca com o público do Nordeste”, explica Maricy Gattai, Gerente de Marketing da Pandurata, que detém as marcas Bauducco e Visconti, em entrevista ao portal.

As monoporções Bauducco são próprias para o consumo rápido. Além das promotoras realizando a ação de sampling, a marca também divulga os produtos no trade, com materiais de ponto de venda. Já nas festividades, a empresa utiliza infláveis, blimps e painéis comemorativos.

Yoki interage com internautas
 
Enquanto algumas marcas procuram se relacionar com os consumidores durante as comemorações, a Yoki preferiu o ambiente digital para interagir. A empresa criou a Calculadora de Festa Junina, no Facebook, que ajuda os internautas a montarem seu próprio arraial. Os consumidores têm a possibilidade ainda de compartilhar o conteúdo e convidar os amigos para o evento.

Ainda no Facebook e no Orkut, a empresa conta com o perfil do Chiquinho da Silva. O personagem foi criado para gerar empatia com os consumidores e dar dicas de brincadeiras para quermesses. Já no Twitter, os internautas podem encontrar simpatias de Santo Antônio, São João e São Pedro. A Yoki conta ainda com um site com dicas e informações sobre as festas juninas no país. A marca também convidou blogueiros para apresentarem receitas típicas das festividades em vídeos, que são divulgados no canal da Yoki no Youtube.

Completando a estratégia digital da empresa, os internautas podem compartilhar suas fotos no Flickr. “As ações desenvolvidas para a Yoki têm como foco gerar conteúdo interessante, atraindo usuários mais jovens. Também pretendem atuar como facilitadores para o consumidor, gerando interatividade”, diz Alessandra Marder, Gerente de Conteúdo da AK, agência responsável pelo desenvolvimento da plataforma digital da Yoki, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Veja outras ações de Marketing realizadas durante as festas juninas
 
:: A Nestlé criou sessões do Chef Nestlé online, com receitas de pratos típicos de São João, como bolo de milho, arroz doce e cocada. A ação foi iniciada ontem, dia 20, e é realizada até sexta-feira, dia 24;

:: A Lojas Maia/Magazine Luiza criaram a promoção “Arraial da Felicidade”. Nas compras a partir de R$ 100,00, os consumidores ganham um cupom para concorrer a prêmios e uma casa no valor de R$ 80 mil. Os clientes sorteados terão ainda a chance de pegar qualquer produto nas lojas, durante um minuto, na ação “Agarre o que puder”;

:: O Itaú patrocina as festas de Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba. As agências de Recife, João Pessoa e das cidades que recebem as comemorações foram decoradas com temas juninos, como bandeirinhas e fogueiras;

:: O Carrefour também decorou suas lojas e ofereceu descontos de 50%, até o dia 15, na compra da segunda unidade de produtos da marca própria, como a pipoca de micro-ondas Carrefour e o Amendoim Cru. A rede de varejo também reforçou o estoque de ingrediente de receitas típicas, como coco ralado, creme de leite, fubá, canjica e farinha de milho;

:: A rede de supermercados Savegnago montou barraquinhas em suas lojas para dar destaque a produtos como canjica, milho e amendoim. A empresa realiza ainda degustação nos stands e espera um aumento de 20% nas vendas em relação ao mesmo período de 2010;

:: A Ala participa do 23º Festival de Quadrilha, que será realizado em Pernambuco, no dia 2 de julho. A marca de detergentes de roupa da Unilever criou uma tenda, onde os consumidores poderão trocar seis embalagens do produto por um pingente. Os visitantes também terão a chance de girar uma roleta para ganhar outros prêmios, como pulseiras;

:: A Ades e a Kibon participaram do arraial de São João na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, no último dia 12. As marcas da Unilever distribuíram brindes e produtos durante o evento;

:: A Procter & Gamble promove a troca de brindes em lojas da rede G. Barbosa, na cidade de Aracaju, no Sergipe. Comprando R$ 20,00 em produtos da marca, os clientes ganham um lenço xadrez para usar durante as festas.  A ação é assinada pela Out Promo;

:: A Ron Montilla patrocina os festejos de Caruaru, em Pernambuco, onde montou o stand "Ilha dos Piratas". No espaço, os consumidores poderão interagir com iPads, tirar fotos com trajes do personagem da marca e degustar coquetéis. Já nos pontos de venda de Recife (PE), Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), a marca conta com promotoras divulgando o produto e ensinando receitas de drinks;

:: A Sky patrocina também a festa de Campina Grande e a edição 2011 do Expresso Forrozeiro, passeio de trem acompanhado de música, entre a cidade paraibana e o município de Galante. A ação faz parte da estratégia da empresa de apoiar a cultura brasileira.
:: A Ipanema realiza a ação “São João acelerou meu coração”, nos estados nordestinos, para divulgar a coleção de sandálias da marca com tema de festas juninas. A empresa promove ainda o sorteio de quatro Fiat Uno Vivace. Para concorrer aos prêmios, os consumidores devem se escrever no hotsite e responder a pergunta “Qual marca de sandália está presente no São João?”. A ação, desenvolvida pela Future Group, é válida até 15 de julho.

 

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