A fabricante russa de jatos Sukhoi, rival novata da brasileira Embraer no mercado de aeronaves regionais, espera anunciar encomendas de seu avião comercial em agosto, durante o salão de aeronáutica de Moscou. "Pretendemos revelar algumas vendas do SuperJet 100 na feira aérea de Moscou", disse o presidente da Sukhoi, Vladimir S. Prisyazhnyuk, durante a Paris Air Show.
Ele citou, sem dar detalhes, estar em negociações com empresas da Índia na maior feira aérea mundial que acontece esta semana em Le Bourget, nos arredores da capital francesa. O primeiro voo comercial do Superjet 100 aconteceu no dia 16 deste mês, de Moscou para São Petersburgo, operado pela companhia aérea russa Aeroflot. A Aeroflot tem encomenda firme por 30 unidades do SuperJet 100, com mais 10 opções de compra.
O jato regional da Sukhoi tem apenas certificação para voar na Rússia. A expectativa da empresa é que o SuperJet 100 consiga o aval de autoridades para voar na Europa no segundo semestre deste ano. O SuperJet 100 compete diretamente com o Embraer 190 da fabricante brasileira, de 100 assentos. Outros novos competidores nesse nicho estão por vir da China e do Japão.
O presidente da Sukhoi evitou comparar seu jato regional com os produzidos por Embraer e pela canadense Bombardier, ao ser provocado por jornalistas. "Temos um avião totalmente novo, com o menor ruído, com motor novo... Eu realmente acredito que cada avião encontrará seu próprio espaço no mercado", limitou-se a dizer.
O presidente-executivo da SuperJet International, Carlo Logli, admitiu que a entrada de um avião no mercado europeu é difícil, já que as companhias aéreas do continente são muito cautelosas com produtos novos. "Os europeus precisam ver o avião em operação (para comprá-lo)", disse. A SuperJet International é uma parceria russo-italiana responsável por marketing e vendas do SuperJet 100 na Europa, Américas, Oceania, África e Japão, além de treinamento e suporte.
Versão Executiva
A Sukhoi deve trazer ao mercado uma versão executiva de seu jato regional, dando mais um sinal da intenção da Rússia de deixar uma marca na indústria internacional de aviação.
A SuperJet International, uma joint-venture (associação) entre a Alenia, da italiana Finmeccanica, e a Sukhoi, informou que a decisão foi tomada em resposta à demanda de clientes. "Almejamos um mercado entre 80 e 100 aeronaves nos próximos 20 anos", disse o presidente-executivo da SuperJet, Carlo Logli. O jato custará cerca de US$ 50 milhões, dependendo das opções, acrescentou. O preço de catálogo para a aeronave regular é US$ 31,8 milhões.
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