sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Por que os carros populares estão mais requintados no Brasil


Últimos lançamentos feitos pela GM, Hyundai, Toyota e Nissan sugerem que a partir de agora as montadoras estarão mais preparadas para oferecer veículos mais completos com um preço mais acessível. Será?


  São Paulo – O que o Onix, da General Motors, o HB20, da Hyundai, e o Etios, da Toyota, têm em comum? Além de serem apresentados quase que concomitantemente ao mercado, são veículos considerados de entrada, mas com um quê de sofisticação. Os três modelos já saem da fábrica com itens considerados de luxo no Brasil, como airbag e freios ABS, mas custam a partir de 30.000 reais.
Especialistas do setor automotivos ouvidos por EXAME.com afirmam que as exceções citadas acima, no entanto, devem se tornar regra no mercado brasileiro a partir de agora. “Esses últimos lançamentos seguem uma tendência natural de transformação do mercado de carros no país. Antigamente, retrovisor do lado direito era considerado opcional, hoje não mais”, afirmou André Beer, especialista do setor automotivo e ex-vice presidente da GM. 
Para ele, não se trata de apenas de uma preocupação das montadoras com os consumidores brasileiros. “As empresas sempre estiveram atentas em oferecer, principalmente, modelos de carros com preços mais acessíveis. Mas agora, o cenário é outro: o poder aquisitivo aumentou, a concorrência também - e em maior proporção - e as fábricas precisam conquistar mais clientes, o que só será possível se elas oferecerem produtos com diferenciais”, afirmou Beer.
O fato de os carros a partir de 2014 terem que sair de fábrica com airbag e ABS, de acordo com a nova legislação, também contribuiu para essa nova posição das montadoras. “Elas estão apenas antecipando o que será obrigatório daqui a um ano. Não valeria a pena fazer um lançamento agora sem esses itens. Por isso, não vejo nada de novo nisso, até mesmo porque, se você colocar essas tecnologias em um GOL, da Volkswagen, ele vai custar próximo a 30.000 reais”, afirmou Fernando Calmon, também especialista do setor automotivo.

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