O Salão de Los Angeles, nos EUA, é um palco tradicional para
propostas de carros que emitam menos poluentes e CO2, já que foi ali na
Califórnia que nasceu a legislação de controle de emissões. Ao menos
dois fabricantes levam ao evento deste ano carros pequenos em novas
versões elétricas: a Chevrolet com o Spark EV e a Fiat com o 500e.
O Spark, que começa a ser vendido na Califórnia em meados de 2013
(para atender à exigência de uma parcela de veículos sem emissões pelo
escapamento), usa um motor elétrico com potência de 100 kW ou 136 cv e
um robusto torque de 55,3 m.kgf, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em
menos de 8 segundos. As baterias de íon de lítio de 20 kW requerem sete
horas para recarga integral em fonte de 240 volts, mas podem obter 80%
de carga em 20 minutos com uma fonte especial. A General Motors mostra o
carro em corte para demonstrar a colocação do sistema e das baterias.
O 500e, por sua vez, chega durante o próximo ano (ainda sem data) ao
mercado da Califórnia com frente redesenhada e mostrador digital no
centro do painel. Não há alavanca de câmbio: apenas botões para as
posições básicas P, R, N e D. Embora a Fiat ainda não tenha revelado
dados técnicos, acredita-se que será usado um motor elétrico de 75 kW ou
100 cv com baterias de íon de lítio.
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário