Planejamento da companhia iniciado há cerca de um ano e meio pretende aumentar o reconhecimento e a confiança dos consumidores na empresa, além de subsidiar a vinda de novas marcas para o Brasil
Há pouco mais de um ano, a Procter & Gamble começou a trabalhar sua
estratégia para fortalecer e tornar popular sua marca corporativa. Para
isso, foi transformada em P&G com o objetivo de facilitar a
assimilação pelos consumidores.
Em pouco tempo, o trabalho aponta os primeiros resultados: o nome é
reconhecido por seis em cada 10 brasileiros, que já sabem que a empresa é
detentora de alguns dos cosméticos e produtos de higiene e limpeza mais
conhecidos do Brasil.
O principal objetivo da maior empresa de consumo do mundo é ganhar força para subsidiar a vinda de marcas
globais que ainda não estão no mercado brasileiro. Há exemplos como os
cosméticos faciais Olay e a linha Head and Shoulders, que estão entre os
lançamentos que chegaram ao país a partir de 2010.
“Normalmente se conhece muito a P&G pelas marcas Gilette, Pantene e
Pampers. A P&G no Brasil ganhou escala e começamos a aparecer,
principalmente porque começamos a dar sobrenome a estes nomes fortes. O
primeiro grande passo foi explicar para as pessoas que a Pantene é irmã
de Gilette, que é irmã de Pampers, que também faz Oral B”, diz Gabriela
Onofre, Diretora de Assuntos Corporativos da P&G, em entrevista à
TV Mundo do Marketing.
Interação com o consumidor
Um dos braços da estratégia de fortalecimento da P&G foi a campanha
em meios de comunicação de massa, que teve uma importante parceria, com
o apresentador Fausto Silva. Com a promoção “Avião do Faustão”,
apresentada no programa dominical da TV Globo, os consumidores da marca
concorriam a um avião cheio de prêmios.
“A mídia de massa ajudou muito no conhecimento da P&G. Primeiro
porque a gente simplificou. Hoje somos P&G e não mais Procter &
Gamble. O nome fácil já ajuda muito. Segundo, porque usamos uma grande
plataforma que foi a parceria com a Globo e com o Faustão. É um formato
que nos permite contar um pouco da história dos produtos ao mesmo tempo
que mostramos a marca da companhia. Isso foi consistente. Como toda
construção de marca, ela deve ser consistente”, ressalta Gabriela Onofre
(foto).
Outro canal que vem sendo bastante utilizado pela P&G é a internet,
meio essencial para estreitar o relacionamento com o consumidor. “A
comunicação digital faz parte integral da construção de marca. Já não dá
para você fazer um plano de Marketing sem o digital, por que há uma
interação com o consumidor. Tiramos muitos insights do digital. O que as
pessoas estão falando, o que estão sentindo. Quais as dificuldades
estão encontrando com o produto ou o que gostariam de ter. As pessoas
sempre falaram das nossas marcas. Agora temos um canal aberto para
isso”, explica Gabriela.
Pesquisas e inovação
O conhecimento profundo do consumidor também é importante pilar na
estratégia da P&G. A empresa busca entender quem compra seus
produtos a fundo e, hoje, 30% da equipe de Marketing tem como função
monitorar este consumidor em todos os aspectos. A missão é levada tão a
sério que um projeto da companhia estimula todos os funcionários a
visitarem os clientes.
“A P&G tem um foco muito grande em entender o consumidor, seja no
momento em que ele compra, seja no momento em que ele usa o produto.
Temos muita pesquisa para entender quais são os hábitos, como ele
compara, quanto tempo ele fica na gôndola, como ele faz a decisão, se
ele vem com uma pré-definição antes de entrar na loja ou não, quais são
os estímulos. Chamamos isso de design baseado no consumidor como
comprador. Analisamos tudo isso e propomos uma solução para o PDV”, diz
Gabriela Onofre.
Como resultado destes estudos, a empresa desenvolveu um novo conceito
para Gilette no ponto de venda. Depois de pesquisas, a P&G percebeu
que muitos homens não incluíam o barbeador na lista de compras por
esquecimento e, muitas vezes, buscavam mais praticidade e conveniência
quando compravam. Para contornar a questão, foi criado um espaço para
colocar, em um mesmo lugar, todas os produtos masculinos. “Às vezes, a
solução pode ser um novo jeito de expor o produto, ou mexer na
embalagem”, comenta a Diretora de Assuntos Corporativos da P&G.
O entendimento sobre o mercado e o consumidor também contribuiu para o
caráter inovador da P&G, pelo qual sempre foi reconhecida. A empresa
foi responsável pela criação da fralda descartável como ela é hoje, do
creme para tintura e da lâmina de barbear da forma como é utilizada
atualmente, além do sabão em pó sintético.
“A inovação está no DNA da P&G. Grandes coisas que estão no nosso
dia a dia e que não sabemos mais viver sem foram inovações que a P&G
conseguiu trazer para o mercado ao longo da sua história. Agora estamos
em um caminho, começando a consolidar a marca, mas, como toda
construção de marca, estamos no começo de uma jornada”, afirma Gabriela
Onofre. Assista a entrevista a seguir.
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