quarta-feira, 7 de março de 2012

Tríplice aliança: Depois da PSA, GM considera parceria com a BMW

A General Motors parece decidida a envolver o maior número possível de parceiros na luta contra a crise financeira que afeta a Europa. A marca norte-americana está cogitando um acordo com a alemã BMW para o desenvolvimento de tecnologias alternativas, como células de combustível. Além disso, a GM planeja ampliar a aliança de cooperação com a francesa PSA Peugeot Citroën – os dois grupos poderão atuar juntos no desenvolvimento de novos motores a gasolina.


Com isso, a GM pode se aproximar da BMW, que estabeleceu uma joint venture em fevereiro do ano passado, intitulada BMW Peugeot Citroën Electrification. Este acordo tem como objetivo a cooperação no desenvolvimento de sistemas híbridos, incluindo packs de baterias, geradores, carregadores e softwares de gerenciamento. Os componentes híbridos derivados da parceria devem equipar veículos das duas marcas europeias a partir de 2014.


A BMW e a PSA Peugeot Citroën já são parceiras tradicionais no desenvolvimento de motores a gasolina. As duas marcas estimam terem produzido 1,8 milhão de motores em conjunto entre 2006 e 2010. Por outro lado, a BMW se destaca em todo mundo como uma das mais montadoras que mais apostam em tecnologias como células de combustível e veículos movidos a hidrogênio. Ainda que a parceria entre BMW e GM não se concretize, a joint venture formada entre a marca bávara e a PSA segue ativa pelo menos até 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário