quarta-feira, 7 de março de 2012

Jornal brasileiro líder no Facebook, Folha inaugura "linha do tempo"

A história da Folha desde seu primeiro exemplar, em 1921, agora está disponível no Facebook. A página facebook.com/folhadesp traz os destaques dos 91 anos do jornal, com fotos, vídeos e reproduções de primeiras páginas. 


A Folha foi o primeiro grande jornal brasileiro a adotar a "linha do tempo" ("timeline") na rede social. A publicação é líder de seguidores entre os diários da América Latina e quarto colocado no ranking mundial. A página, ou "fan page", conta com 820 mil seguidores. 

O crescimento se dá em ritmo acelerado. O jornal registra mais de 2.000 fãs novos por dia. Nos últimos seis meses, enquanto a rede social obteve crescimento de quase 50% no Brasil (hoje são 37 milhões de usuários no país), a Folha teve alta de 75% no total de seguidores.

"É um público bastante engajado e aberto ao debate", afirma Mary Persia, editora de Mídias Sociais da Folha

"Levamos nosso perfil de vanguarda para a rede social, eventualmente tocando em temas polêmicos, e ficamos satisfeitos ao encontrarmos pessoas dispostas a sustentar discussões produtivas." 

Antes restrita aos perfis, a "linha do tempo" do Facebook será obrigatória para páginas a partir de abril. 

Para as marcas que exploram a plataforma, uma das principais mudanças é a proibição de anúncios e solicitações de ações (como "curta a página") na chamada imagem de capa, situada no topo da página. 

"Faz parte da estratégia do Facebook para manter a venda de anúncios aquecida", afirma Mary. "Há movimentações no sentido de diversificar as fontes de receita da plataforma, como a cobrança de percentual sobre as comercializações ocorridas na rede, mas a publicidade deve se manter como núcleo do modelo de negócio." 

Com 850 milhões de usuários, o Facebook se encontra às vésperas da oferta pública de ações nos EUA. 


Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário