Os desastres naturais de 2011 custaram à Toyota o segundo lugar na vendas de carros no ano, posição agora ocupada pela Volkswagen. Segundo o site Car Advice, a Volkswagen vendeu 8,16 milhões de veículos, enquanto a japonesa terminou com 7,9 milhões. A primeira que mais vendeu, até o momento, é a General Motors.
O crescimento das vendas da VW chegou a 14,3% em 2011, incluindo números de suas outras marcas, como Audi e Skoda. Apenas no mercado asiático, a Volkswagen cresceu 19,8%, enquanto na América do Sul o crescimento foi de 21,4%.
Por outro lado, a Toyota perdeu 6% comparado com 2010, inclusive com a venda de marcas como Lexus, Daihatsu e Hino. O terremoto e tsunami no Japão em março, e as enchentes na Tailândia foram os culpados da queda de vendas da Toyota, que paralisou sua fábrica durante muito tempo. Apesar disso, assim que a produção for normalizada, é esperado uma disputa acirrada entre as empresas durante 2012.
A GM ainda não liberou sua número total de vendas em 2011, então não sabemos qual a diferença entre ela e a VW. Analistas preveem que o número deve chegar a nove milhões.
A Volkswagen vem trabalhando com o objetivo de chegar a 10 milhões de veículos vendidos por ano, objetivo que ela espera alcançar em 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário