As concessionárias de veículos do interior e litoral paulista não deverão abrir aos domingos em 2012. A decisão está em fase final de negociação com a federação dos empregados no comércio de São Paulo e poderá ser anunciada ainda neste ano.
Em São Paulo, as revendas vão abrir apenas dois domingos por mês. O acordo foi fechado na semana passada após seis meses de discussão entre o sindicato dos comerciários local e o Sincodiv (sindicato dos concessionários de veículos de São Paulo).
O domingo é considerado o segundo melhor dia em vendas, atrás dos sábados. Segundo dados do Sincodiv, o interior e litoral paulista têm 1.600 concessionários e 80 mil funcionários. Só a capital tem 300 revendas e 21 mil funcionários em atividade.
Segundo o sindicato patronal, os acordos coletivos para interior e litoral não terão a regulamentação dos trabalhos aos domingos. A concessionária que quiser abrir terá que negociar com os funcionários e depois encaminhar a proposta ao sindicato local.
Até este ano, os acordos coletivos previam o trabalho aos domingos. Porém, a pressão dos vendedores sobre os patrões aumentou. Além disso, algumas redes passaram a divergir sobre a abertura ou não das lojas, o que enfraqueceu o movimento.
Com relação aos feriados, a proposta terá que ser regional e encaminhada pelo Sincodiv à federação dos trabalhadores. Neste caso, os sindicatos locais não terão participação. A Folha apurou que as medidas visam dificultar o funcionamento das lojas aos domingos.
Em Campinas, segundo o sindicato dos comerciários local, a decisão foi acertada em junho e tem validade até 2013. Antes, um acordo verbal desde 2008 impedia o funcionamento, mas ele foi quebrado em abril deste ano por uma revenda da cidade.
Segundo a Folha apurou, os trabalhadores encontrarão mais resistência para fechar aos domingos nas concessionárias de Osasco e Barueri, na Grande São Paulo, por causa do movimento maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário