Já se perguntou como os sites de compras coletivas conseguem descontos tão agressivos? Por maiores que sejam as vantagens oferecidas ao dono do negócio, há uma resposta menos agradável para o questionamento: o valor real do produto é inflado, a fim de que o abatimento também pareça maior.
O portal Thumbtack.com verificou cinco promoções concedidas pelo Groupon e cinco vindas do LivingSocial para serviços locais, como limpeza da casa, porta-retratos customizados e planejamento de casamento. Para cada caso, a equipe do portal ligou diretamente para o estabelecimento, solicitando o valor regularmente cobrado pelos produtos.
Por mais que tenham partido de uma hipótese concreta de que os gigantes do setor alteram algumas informações de modo a aumentar o impacto da oferta – assim como as próprias lojas físicas costumam fazer – o resultado surpreendeu. O LivingSocial fez uso dessa prática em três das cinco mercadorias investigadas e o Groupon, simplesmente, em todas as cinco.
Recentemente, o Groupon ofereceu um serviço de faxina por 49 dólares (85 reais), anunciando que o desconto sobre o preço oficial de 150 dólares (250 reais) era de 67%. No entanto, ao contatar o estabelecimento, descobriu-se que, na verdade, o custo convencional era de 80 dólares (140 reais).
A culpa não deve recair apenas nos sites de compras coletivas. Na notícia publicada pelo Business Insider, um leitor – que afirmar ser dono de um negócio – admite que os preços são inflados porque esta é a única maneira de fazer o acordo valer a pena. Outro internauta, supostamente representante do Groupon, disse que as próprias lojas inflam os valores quando os reportam à companhia.
Deve-se levar em conta, porém, que a reportagem do Thumbtack resvala em seus interesses. O site possui uma ferramenta para que os usuários pesquisem serviços nas redondezas, de modo que sites de compras coletivas como o Groupon e LivingSocial, para citar apenas os dois pesquisados para a matéria, representam uma ameaça ao seu negócio. Na própria notícia, o portal destacou que dispõe de melhores negócios do que as empresas de compras coletivas.
É provável que, uma vez já disseminada nos Estados Unidos, a prática também tenha se espalhado para outros países. A recomendação é que o internauta veja os descontos com ressalvas e pesquise antes de utilizá-los, para comprovar se realmente valem a pena.
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