segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Jornais impressos são mais lidos que os da internet

Na América Latina e na Ásia, diferentemente do resto do mundo, os jornais impressos não tiveram queda de circulação. Porém, o papel atinge mais pessoas do que a internet segundo a Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA, na sigla em inglês).


Em nível mundial, os jornais tiveram quede de circulação de 2%, caiu de de 528 milhões em 2009 para 519 milhões em 2010. Mesmo assim, esses veículos são lidos por 2,3 bilhões de pessoas no mundo, enquanto a internet chega para 1,9 bilhão de pessoas, número 20% maior.


Os jornais gratuitos também tiveram queda de circulação. Eles passaram de 34 milhões em 2008 para 24 milhões em 2010.


De acordo com o estudo, a circulação de jornais aumentou na Ásia (7%) e na América Latina (2%), mas caiu na Europa (-2,5%) e nos Estados Unidos (-11%). A maior penetração é na Islândia, onde  96% da população leem o papel. Na sequência estão Japão (92%), Noruega, Suécia e Suíça (82%), Finlândia e Hong Kong (80%).


A circulação aumentou na Ásia (7%) e na América Latina (2%), mas caiu na Europa (-2,5%) e nos Estados Unidos (-11%). O país em que os jornais têm maior penetração é a Islândia, em que 96% das pessoas leem diários impressos. Em seguida, aparecem o Japão (92%), Noruega, Suécia e Suíça (82%), Finlândia e Hong Kong (80%). As


A pesquisa foi realizada em 69 países, que somam 90% do mercado global de jornais em vendas e anúncios.


Com informações da info


Redação Adnews

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