Quem nunca se sentiu “pelado” quando sai de casa sem o aparelho celular? E quando a bateria acaba no meio do dia? Por estes e outros motivos que há um bom tempo, o celular está sendo considerado o ponto de convergência para diversas coisas.
Tudo começou com o Pager que convergiu para o celular (e virou o SMS). Na seqüência, as versões de celulares saiam com rádio MP3 e com câmera fotográfica. Hoje, os smartphones, responsáveis por reunir inúmeras funções, são líderes no mercado. Agora, estamos na era da Internet, celular e, muito em breve, da massificação da TV no celular.
O celular é a única ferramenta capaz de reunir a principal mídia no mundo (TV), com a mídia que mais cresce (Internet), e tudo isso aliado a mobilidade e portabilidade. Estas funções aumentam ainda mais a massificação deste meio. Hoje, já temos praticamente um celular por habitante no Brasil. Prático e eficaz, basta estar conectado a uma internet 3G ou sem fio, que você conseguirá ter acesso a tudo de maneira personalizada.
Saber conduzir ações nesta nova mídia requer certa habilidade. Utilizar peças e abordagens da TV e da Internet no celular nem sempre é a melhor coisa a se fazer, por conta de todo esse poder, torna-se necessário a busca por uma nova abordagem, um diferencial. Por isso, assim como foram criadas agências online para um novo mundo uns anos atrás, hoje estão surgindo agências de mobile marketing.
Neste momento, ainda se faz necessário ampliar a cultura da empresa e dos gestores para que possam entender os benefícios que uma agência focada em mobile marketing trará para a empresa. Mas, qual deve ser o budget para investir nessa nova tela?
Se a TV em muitos casos pode ser considerada um tiro de canhão para acertar uma mosca, a Internet podemos dizer que é o tiro certo para acertar a mosca; com o Celular com certeza temos uma metralhadora acertando várias moscas ao mesmo tempo.
Por Ronaldo Fernandes, CEO da Tezarak
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