Ricardo Cavallini não responde mais pela vice-presidência de convergência da WMcCann, posto que assumiu em dezembro de 2010. O executivo – que antes de chegar à agência comandada por Washington Olivetto atuou na mesma função na Fischer&Friends – decidiu voltar a trabalhar como consultor.
“Cheguei à conclusão de que a função que eu estava exercendo nas agências ainda não estava tão amadurecida. Em 2009, quando já atuava como consultor, percebi que elas tinham começado a entender o que era convergência, saindo do discurso. Hoje, elas estão sim investindo de verdade nisso, mas creio que terão que passar por um processo de amadurecimento que levará mais alguns anos”, explicou Cavallini.
A nova empreitada do profissional, na verdade um retorno à função que exercia antes de ter um cargo fixo em agências, deve ser solitária. Cavallini não tem intenção de montar uma estrutura, mas sim atuar individualmente de acordo com a demanda. A principal diferença do período anterior é seu novo foco, que passa a visar também produtoras, anunciantes e veículos. “Antes tinha foco maior em agências, chegando a trabalhar com cerca de 25 das 30 maiores do País. Hoje eu continuarei com elas, mas vou me voltar bastante a esse outro lado. A mudança do comportamento do consumidor está impulsionando a mudança de produtoras, veículos e anunciantes. Isso faz parte da ‘cadeia alimentar’”, confirmou.
O executivo pretende unir seus conhecimentos em publicidade tradicional, digital e marketing direto para mostrar às empresas quais as oportunidades que a convergência podem trazer. “Olhando para as produtoras, tem um mercado crescendo em um ritmo muito acelerado, que é o de mobile. Já para os veículos, isso é interessante pelo lado dos tablets. Essas duas frentes já começaram a ter um impacto muito grande no comportamento do consumidor e no investimento dos envolvidos”, exemplifica.
O principal agente motivador da mudança de atuação profissional de Cavallini, segundo o próprio, se deu por acreditar que, pelo momento do mercado, sua experiência será muito mais efetiva e válida como consultor, além de resultar em maior prazer profissional. “Acho que consegui contribuir para o crescimento e evolução das agências com as quais contribuí, mas me sinto mais útil e feliz trabalhando como consultor”, finalizou.
Cavallini também passou por agências como DM9DDB, JWT, F/Nazca S&S e Euro RSCG, por áreas como mídia, planejamento, operações e tecnologia. Tem quatro livros publicados, sendo o último #Mobilize, escrito em parceria com Léo Xavier (Pontomobi) e Alon Sochaczewski (Sinc). Escreve constantemente sobre assuntos que envolvem suas especialidades no blog Coxa Creme.
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