"Something small is coming up!" (“Algo pequeno está chegando”) é o que anuncia a Volkswagen no site www.volkswagen-up.com. Não há carro algum na página, mas nem é preciso. Trata-se do pequeno Up!, hatch subcompacto que a marca mostrou pela primeira vez em setembro de 2007, ainda como protótipo, no Salão de Frankfurt (Alemanha). Quatro anos depois e o modelo, enfim, ganhará as ruas. O Up! faz sua estréia mundial no próximo dia 20, na versão final que estará em Frankfurt, em setembro.
C
Especulou-se muito (pelo mundo afora) que o modelo ressuscitaria o nome Lupo, do hatch pequeno fabricado entre 1998 e 2005. Mas agora é oficial: o pequenino Volkswagen se chamará Up! mesmo, como foi batizado o protótipo e todas as derivações conceituais. Aliás, o Up! já tem data de estréia confirmada. A versão mais curtinha, com três portas, chega às lojas europeias da marca alemã ainda em 2011, depois do Salão de Frankfurt.O Up! pode ser considerado o verdadeiro sucessor do Fusca – já que sua releitura, o New Beetle, lançado em 1998, jamais foi popular como o modelo original. Mas essa “sucessão espiritual” não leva em conta apenas o fato de o Up! ter sido criado para ser um carro de massa. A instalação do motor na traseira também remete ao velho Fusquinha. Só que, no Up!, a mecânica será moderna. Um dos motores é um 1.0 litro de três cilindros em linha.
O Up! também terá outras variantes nos próximos anos. Em 2012 será a vez da Space Up!, mesmo nome do protótipo mostrado também em 2007, no Salão de Tóquio. Esta configuração tem quatro portas e um entre-eixos alongado (é a perua Up!). Ainda no ano que vem deve ser lançada uma versão híbrida (Space Up! Blue). Já em 2013, será a vez do e-Up!, a versão elétrica revelada no Salão de Frankfurt de 2009. E esta chegará com uma missão de peso: será o primeiro modelo 100% elétrico da Volkswagen a chegar nas lojas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário