Uma pesquisa realizada pela WMcCann e .Mobi revelou que 50,4% dos proprietários de smartphone compraram o aparelho há menos de seis meses, e que 44,4% dos que possuem um aparelho convencional pretendem adquirir um celular inteligente nos próximos seis meses.
Os smartphones representam 30,3% do mercado. Os aparelhos convencionais são 50,2%, e aparelhos convencionais com funções avançadas - com Wi-Fi, GPS e tela touch -, são 19,5% do total. A maioria dos proprietários de smartphone estão na classe A, representando 49,7% do total. Consumidores da classe B são 33,5%, e a pesquisa mostrou que a classe C já representa uma fatia importante do mercado, com 19% - sendo que 40,5% deles pretende trocar de aparelho em no máximo seis meses.
A pesquisa, realizada com mil pessoas entre 14 e 59 anos, mostra que o smartphone está presente em todas as faixas etárias. A maioria dos donos de smartphones possui aparelhos da Nokia (35%), seguido de Samsung (17,8%), Motorola (10,9%) e Apple (9,8%). Os usuários de iPhone - marca com maior penetração entre os jovens - têm a maior frequência de acesso diário à internet pelo celular, com 75,5%, são os que mais compartilham conteúdo pelo aparelho e que mais fazem compras pela internet.
O estudo mostra que 40,8% dos usuários já acessa a internet pelo celular, sendo que mais de 80% deles faz isso pelo smartphone. Google (68,1%), Orkut (49,4%)e Facebook (46,9%) lideram a lista de sites acessados por dispositivos móveis. Diferentemente dos acessos a redes sociais por computador, a diferença entre Orkut e Facebook na classe C é pequena, com 56,4% dos usuários que acessam a internet pelo celular entrando regularmente no Orkut contra 50,3% que usam o Facebook.
O estudo mostra ainda que 50,4% dos proprietários de smartphones gostaria de mais conteúdo para acessar pelo celular e que 49,5% acredita que o conteúdo disponível não está adequado. Segundo a pesquisa, 29,1% dos usuários acessam sites de notícias pelo celular com igual ou maior frequência do que fazem pelo computador, 31,4% acessam o email e 30,3% sites de busca. Já o Twitter é acessado pelo smartphone com frequência igual ou maior que no computador por 42,9% dos usuários.
Os donos de smartphones fazem poucas compras pelo celular, representando apenas 15,8% do total, número que cai para 9,4% nas classes B e C. Entre os usuários que fazem algum tipo de sefviço bancário pelo celular, o número sobe 25,3% dos que usam internet pelo aparelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário