Gosta de lama e é fã do Lada Niva? Comemore, você pode ter um exemplar zero-quilômetro do jipinho russo, que deixou de ser importado oficialmente ao país em 1995. E, o melhor: em relação ao modelo antigo, o carro ganhou melhorias não apenas no motor, que agora atende às normas de emissão Euro 5, mas também em itens de conforto interno. Já a aparência pouco mudou em relação ao Niva que era vendido no mercado brasileiro na primeira metade dos anos 1990. Mas isso é de verdade? Como isso funciona?
VOCÊ MANDA
O Niva foi um dos Lada que vieram ao Brasil na primeira metade dos anos 1990. Se você teve ou tem um exemplar da marca, mande sua foto para o e-mail vocemanda@uol.com.br ou através do Twitter, para @UOLCarros com a hashtag #vcmandalada É possível adquirir o carro por meio da importação direta de veículos para pessoas físicas. Recentemente, UOL Carros recebeu um informativo da empresa Bomer Veículos Ltda, falando sobre a importação do jipão russo. Dele constava o valor final para um Niva 1.7i: US$ 25.423,11, o que equivale a R$ 40.677 (dólar a R$ 1,60). Nesse valor estão inclusas todas as taxas de desembaraço aduaneiro e impostos, sendo que o único valor adicional seria o do frete -- o carro chega ao Brasil por meio do porto de Santos, litoral de São Paulo.
A oferta chamou a atenção, primeiramente por se tratar de um carro que conta com uma ampla (e saudosista) base de fãs no Brasil e em segundo lugar por trazer um veículo fabricado de projeto arcaico de um país com pouca -- e obscura -- tradição automotivas, embora seja cada vez mais alvo de olhares atentos dos gigantes mundiais. João Boteon, da Bomer Veículos, explicou a UOL Carros que esse tipo de importação para pessoa física é vantajosa quando se trata de volumes pequenos de mercadorias. "Caso a importação fosse em pequenas quantidades e para pessoa jurídica, o custo de homologação do veículo tornaria sua venda inviável e acabaria com o atrativo do preço competitivo".
ALGO MUDOU?
ALGO MUDOU?
O Lada Niva oferecido pela Bomer é um modelo 2011, equipado com um motor 1,7 litro a gasolina. Dotado de injeção eletrônica, ele rende 80 cavalos de potência a 5.000 rpm e tem torque de 12,9 kgfm a 4.000 rpm. As unidades trazidas pela empresa nesse regime de importação foram modificadas pela Lada -- marca da russa Autovaz -- e contam com freios e suspensões recalibrados, novo acabamento interior, espelhos retrovisores com comando interno, novas lanternas e cores diferentes.
BOM OU MAU NEGÓCIO?
Empresas como a Bomer Veículos atuam como assessorias para pessoas físicas que desejam importar carros diretamente do exterior, cuidando do desembaraço aduaneiro e do contato com as fabricantes no exterior. "É uma modalidade financeiramente interessante, inclusive para carros que são vendidos oficialmente no país. A economia no valor final fica entre 20% e 30%", afirma Boteon.
O problema é que, ao trazer um carro por essa modalidade, não há garantia -- mesmo que ele seja oficialmente vendido no país. O prazo para eventuais reparos também tende a ser maior, já que mesmo que essas assessorias auxiliem na importação de peças, a chegada dos componentes ao país tende a demorar. É uma equação que requer boas horas de ponderação da parte dos interessados.
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