O novo Fiat 500 começa a ser vendido em setembro no Brasil, a partir de R$ 39.990, segundo divulgou a montadora nesta quarta-feira (24). É o mesmo carro produzido no México, na fábrica da Chrysler, e que é oferecido desde o início do ano nos Estados Unidos, com a missão de marcar a volta da Fiat ao país. O supercompacto também já é comercializado no México e no Canadá.
Com a produção mexicana, os custos sobre o carro caíram, especialmente a alíquota de importação, de 35%. Antes, o carro vinha da Polônia. Agora, do México, o modelo é beneficiado pelos acordos de livre comércio com o Brasil. Por causa disso, o 500 polonês era vendido até agora no mercado brasileiro por R$ 55.798, a versão de entrada Sport 1.4 16V 100 cavalos com transmissão mecânica, de acordo com a tabela Fipe de agosto.
fiat 500 cult (Foto: Divulgação)
Além de mais barato, outro atrativo do 500 ou "Cinquecento" mexicano é o novo motor, já que poucas mudanças visuais foram feitas. O compacto é o primeiro modelo da marca no Brasil a receber o motor 1.4 16V, a gasolina, com a tecnologia MultiAir, criada pela Fiat Powertrain com foco em economia de combustível e baixas emissões. Esse motor pode ser combinado com câmbio manual ou automático. Para versões de entrada, equipadas com motor 1.4 EVO Flex, a opção é o câmbio automatizado Dualogic.
O motor 1.4 flex desenvolve 88 cavalos de potência quando abastecido com álcool, e tem torque máximo de 12,5 kgfm a 3.500 rpm. O 1.4 16V MultiAir gera potência de 105 cv e torque máximo de 13,6 kgfm a 3.850 rpm. Ele conta com uma tecnologia que controla a entrada de ar e a combustão, utilizando o acionamento eletro-hidráulico das válvulas. A fim de otimizar o rendimento, o compartilhamento de informações com a central eletrônica, segundo a Fiat, permite a abertura das válvulas conforme a necessidade do motor, podendo ir de fixa (regime de potência máxima), até completamente variável (baixas cargas e/ou baixas e médias rotações).
Aacabamento do Fiat 500 na versão Cult (Foto: Divulgação)
As versões
Ao todo o modelo passa a contar com cinco versões, além de uma série especial, a Prima Edizione, restrita a 500 exemplares numerados. As de entrada são a Cult, que sai por R$ 39.990, e a Cult Dualogic, por R$ 42.990, sendo a primeira com câmbio mecânico e a segunda, automatizado.
Ao todo o modelo passa a contar com cinco versões, além de uma série especial, a Prima Edizione, restrita a 500 exemplares numerados. As de entrada são a Cult, que sai por R$ 39.990, e a Cult Dualogic, por R$ 42.990, sendo a primeira com câmbio mecânico e a segunda, automatizado.
A versão Sport Air utiliza o motor MultiAir 1.4 16V gasolina com câmbio mecânico e tem preço sugerido de R$ 48.800. O mesmo bloco equipa a Sport Air Automático e a topo de linha Lounge Air Automático, que têm câmbio automático sequencial de seis marchas; essas versões custarão R$ 52.800 e R$ 54.800, respectivamente.
Compacto será vendido em cinco versões, com variações de motor e câmbio (Foto: Divulgação)
Entre os itens de série estão direção elétrica, airbag duplo, freios com ABS, ESS (sinalização de frenagem de emergência), ar-condicionado, computador de bordo, rádio CD com MP3 e entrada auxiliar, seis alto-falantes, faróis dianteiros com regulagem elétrica de altura, banco do motorista com memória e regulagem de altura, retrovisores externos elétricos, vidros e travas elétricos, volante com regulagem de altura e rodas de liga leve de 15 polegadas.
A Prima Edizione, que sairá por R$ 50.450, é feita a partir da Sport Air, com câmbio mecânico, e conta com apenas três cores – vermelho, branco e cinza - e tem faixas laterais com logotipo “500”, além de rodas aro 16” com pintura preta exclusiva e a sigla específica “Prima Edizione” na coluna das portas.
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