A nova geração do compacto Kia Picanto chega às lojas nesta semana para impulsionar a montadora sul-coreana a fechar 2011 com 100 mil carros vendidos e 2,86% de participação no mercado brasileiro -atualmente tem 2,45%. Agora com motor flex, o carro parte de R$ 34,9 mil. A versão topo de linha tem preço sugerido de R$ 44,9 mil, como a Kia já havia divulgado anteriormente. Ao todo, haverá quatro versões, com opção de câmbio mecânico ou automático.
Os números previstos poderiam até ser maiores, segundo a companhia, se não fosse a capacidade limitada de importação. De acordo com o diretor de vendas da Kia do Brasil, Ary Jorge Ribeiro, a rede de concessionárias receberá 6 mil unidades do Picanto, sendo 40% com câmbio automático e 60% com mecânico. No entanto, para 2012, a expectativa é comercializar 18 mil unidades do modelo.
Kia Picanto agora é oferecido com mo (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
A Kia já comemora o crescimento nas vendas no país, mirando concorrentes como Hyundai, Renault e Peugeot. De acordo com o presidente da montadora no Brasil, José Luiz Gandini, ao somar as vendas da marca entre janeiro e agosto (previsão, por ainda faltarem cinco dias para o fim do mês), o volume deve chegar a 54,8 mil unidades, superando as vendas de todo o ano de 2010, de cerca de 54,5 mil. "Superamos em oito meses um ano inteiro", festeja o empresário.
Caso consiga comercializar 100 mil unidades neste ano no Brasil, o número representará 59% das vendas previstas para toda América do Sul, América Central e Caribe. A atual fatia de participação também é considerada resultado de um salto, já que a Kia fechou 2010 com 1,64%. "Em 2007, tínhamos 0,3%", lembra Gandini. "Os carros da Kia ficaram bonitos e os brasileiros gostam disso."
Meta da Kia é vender 6 mil unidades do compacto neste ano (Foto: Divulgação)
Hatch Rio em 2012
Entre as cartas que a Kia tem na manga para se impor no mercado brasileiro está o hatch médio Rio. "Acredito que no ano que vem o carro seja lançado no Brasil. Estamos brigando com os nossos fornecedores lá [na Coreia do Sul] para trazer o Rio como flex, para este segmento é muito importante. Ainda não temos esse motor para esse carro", diz o executivo.
Entre as cartas que a Kia tem na manga para se impor no mercado brasileiro está o hatch médio Rio. "Acredito que no ano que vem o carro seja lançado no Brasil. Estamos brigando com os nossos fornecedores lá [na Coreia do Sul] para trazer o Rio como flex, para este segmento é muito importante. Ainda não temos esse motor para esse carro", diz o executivo.
Hatch Rio (Foto: Divulgação)
O modelo Rio é o terceiro em vendas para a Kia no mundo, atrás somente do Cerato e do Sportage. Entre janeiro e julho deste ano, a marca sul-coreana comercializou mundialmente 235.444 unidades dele. Isso representa 11,6% das vendas totais da companhia.
Fábrica fora dos planos
Apesar do mercado aquecido e da demanda em alta por produtos da marca, o projeto de uma fábrica da Kia no Brasil foi totalmente abandonado. "Nem a matriz, nem a gente tem algum plano", afirma Gandini, que chegou a investir em um terreno em Salto, no interior de São Paulo.
Apesar do mercado aquecido e da demanda em alta por produtos da marca, o projeto de uma fábrica da Kia no Brasil foi totalmente abandonado. "Nem a matriz, nem a gente tem algum plano", afirma Gandini, que chegou a investir em um terreno em Salto, no interior de São Paulo.
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