A Toyota foi eleita a “Marca global mais verde de 2011”. A honraria é destacada no ranking montado pela Interbrands, que leva em conta os 10 principais mercados de cada uma delas – que, no caso da montadora, são Estados Unidos, Japão, China, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Brasil, Espanha e Índia. O que mais contribuiu para a conquista foi o lançamento do modelo híbrido Prius.
“A alta pontuação da Toyota vem, em grande parte, do status icônico que o Prius alcançou, tornando-se sinônimo de veículo híbrido. Além disso, a montadora fez um grande esforço para melhorar sua reputação no desenvolvimento de modelos ecológicos, como demonstrado por sua parceria com a fabricante de carros elétricos Tesla, firmada em 2010. Internamente, a empresa também continua a realizar iniciativas que visam, a cada ano, melhorar a performance ambiental”, destaca o estudo.
O segundo posto ficou com a 3M, seguida por Siemens, Johnson & Johnson e HP. No top 10, figuram ainda outras duas empresas do segmento automotivo: Volkswagen, em 6º; e Honda, em 7º. Completam as 10 primeiras Dell, Cisco e Panasonic.
Segundo o ranking, marcas como L’Oréal (15º), Nokia (22º) e HSBC (48º) são marcas com performance mais positiva que a percepção do público em questões sustentáveis. Na contramão, destacam-se McDonald’s (45º), GE (24º) e Coca-Cola (27º) entre as empresas que tem percepção acima de suas performances nesse sentido.
“Como o aumento da visão de cidadania das corporações tem se tornado praticamente obrigatório, iniciativas verdes podem estar entre a forma mais fácil e visível de alcançar percepção positiva e a mais desafiadora para proporcionar uma performance contrária. Acreditamos que as marcas mais fortes nesse quesito são as que estão na intersecção de desempenho e percepção: sua capacidade de construir vínculos mais fortes com os consumidores como resultado de verdadeiras práticas ambientais”, ressalta Jez Frampton, ceo global da Interbrand.
Nenhum comentário:
Postar um comentário