Presidente da JAC Motors espera vender 45 mil veículos da marca até dezembro
Com uma estratégia de divulgação impactante, que inclui um garoto-propaganda de peso – o apresentador global Fausto Silva -, a abertura de 50 concessionárias em um dia (18 de março) e uma campanha maciça na TV aberta, a JAC Motors do Brasil chegou para chamar atenção dos consumidores e da concorrência no competitivo mercado automotivo brasileiro. “Os carros chineses são uma realidade. A China produz 25% de todos os veículos feitos no mundo”, destaca Sergio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil e do Grupo SHC, que possui 83 concessionárias de várias marcas.
À frente da operação da marca no Brasil está o estilo direto e vendedor de Sergio Habib. O empresário, que no início dos anos 90 trouxe a marca Citroën para o País, mais uma vez agita o mercado com sua estratégia focada nos 5 Ps: produto, preço, propaganda, ponto de venda e pessoas. E quer abocanhar uma fatia das vendas das 4 grandes montadoras instaladas no Brasil – VW, Fiat, GM e Ford. “Vamos tirar mercado de quem tem para perder”, desafia
A JAC Motors, que prevê investimento de R$ 380 milhões no Brasil, sendo R$ 140 milhões só para a área de marketing, espera vender 45 mil carros este ano, e conquistar 3% de market share em até 3 anos. Para estrelar a campanha de lançamento, a empresa contratou o apresentador Fausto Silva. “Pensamos em vários nomes: George Clooney, Jack Chan, ambos bem mais baratos que o Faustão. Ele é o top do Brasil, é uma pessoa concreta”, conta Habib.
A empresa é atendida pela agência Ogilvy & Mather, que conquistou a conta utilizando uma estratégia ousada: enviou publicitários ao Chile, que compraram os carros da JAcCe vieram guiando até o Brasil, em um trajeto de mais de quatro mil quilômetros. “Eles me convenceram que iam dar o melhor deles para trabalhar com a JAC”, conta Habib.
A estatal chinesa de capital misto já vende dois produtos no Brasil – o J3 e o J3 Turin – e irá lançar mais 3 novos veículos até 2012: a minivan J6, o sedã J5 e o compacto J2. Uma das estratégias de marketing da empresa é dar seis anos de garantia para os produtos. O número de revendas deve saltar para 80, até dezembro, e 150, em 2012.
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