Nesta terça-feira, um sem número de executivos do Google subiram ao palco do Inside Search, evento realizado no Yerba Buena Gardens, em San Francisco, Estados Unidos, para apresentar novidades do sistema de buscas do Google. O objetivo, como sempre, é diminuir as barreiras entre o usuário e o conhecimento que ele está procurando. Algumas das novidades soam mais como versões do que já existe no Google Mobile - Google para dispositivos móveis - do que lançamentos, como o Search by Images e o Voice Search, mas outras não, como é o caso do Instant Pages, uma atualização do Google Instant. Com o Instant Pages, o usuário acessa um resultado instantâneamente, isto é, não é necessário esperar a página carregar, pois ela abre em "zero segundo".
O Inside Search começou com o executivo do Google Amit Singhal mostrando o crescimento da busca em dispositivos móveis em comparação à busca feita em desktops. "Você busca depois de pedir o almoço, enquanto espera o prato chegar e até quando você está comendo. No Google Mobile, você busca enquanto estiver acordado, e não apenas quando está em frente ao computador", disse Amit, um dos responsáveis pelos anúncios desta terça-feira. Algumas das atualizações no Google para dispositivos móveis foram mostradas, como os ícones para buscas baseadas na localização do usuário dispostos na página inicial, a função de busca por imagens, chamada de Google Googles, e uma melhor disposição dos resultados de buscas em tables.
Voice Search
A busca por voz, já disponível nos dispositivos móveis, ganha agora uma versão para desktop. Um dos pioneiros neste tipo de busca, o Google quer incentivar as pessoas a usarem ainda mais seu mecanismo de Voice Search. O sistema de busca em inglês, de acordo com os executivos da empresa, possui mais de 230 bilhões de palavras para serem combinadas nos resultados. Com as novas línguas incluídas no sistema de busca do Google, 66% da população mundial será capaz de fazer buscas por voz, não apenas no smartphone, mas agora também em seus computadores através do Chrome. De acordo com Mike Cohen, um dos executivos responsáveis pelos anúncios, a cada dia, as pessoas falam o equivalente a dois anos no mecanismo do Google.
A busca por voz, já disponível nos dispositivos móveis, ganha agora uma versão para desktop. Um dos pioneiros neste tipo de busca, o Google quer incentivar as pessoas a usarem ainda mais seu mecanismo de Voice Search. O sistema de busca em inglês, de acordo com os executivos da empresa, possui mais de 230 bilhões de palavras para serem combinadas nos resultados. Com as novas línguas incluídas no sistema de busca do Google, 66% da população mundial será capaz de fazer buscas por voz, não apenas no smartphone, mas agora também em seus computadores através do Chrome. De acordo com Mike Cohen, um dos executivos responsáveis pelos anúncios, a cada dia, as pessoas falam o equivalente a dois anos no mecanismo do Google.
Outra novidade é a inclusão de um botão de microfone dos teclados virtuais dos smartphones com Android, facilitando assim a busca por voz em qualquer aplicativo ou página na internet.
Search by Images
A busca por imagens, algo já visto nos smartphones, também recebeu uma versão para desktop. A partir de agora, o usuário pode procurar uma imagem arrastando ela para a caixa de buscas do site, através de extensões no Chrome e no Firefox, fazer upload de uma foto do computador ou ainda copiar e colar o endereço de uma imagem. Uma imagem de uma paisagem desconhecida pode ser encontrada com ajuda desse mecanismo como demonstrou uma das executivas presentes no evento.
A busca por imagens, algo já visto nos smartphones, também recebeu uma versão para desktop. A partir de agora, o usuário pode procurar uma imagem arrastando ela para a caixa de buscas do site, através de extensões no Chrome e no Firefox, fazer upload de uma foto do computador ou ainda copiar e colar o endereço de uma imagem. Uma imagem de uma paisagem desconhecida pode ser encontrada com ajuda desse mecanismo como demonstrou uma das executivas presentes no evento.
Instant Pages
O terceiro anúncio do Google é baseado na rapidez, um dos três pilares do sistema de buscas do Google - os outros dois são simplicidade e relevância. O Google Instant Pages é a capacidade de carregar uma página encontrada em um resultado de busca em zero segundo, isto é, instantâneamente. Com o Instant Pages, uma espécie de atualização do Google Instant, o usuário não tem delay entre clicar em um resultado e a abertura da página. Tanta rapidez só é possível porque, como explicou Amit Singhal, o Google confia nos resultados que apresenta a ponto de fazer um pré-renderização de seus primeiros resultados de busca, normalmente os escolhidos pelo usuário como aquilo que ele procurava. O Instant Pages é uma atualização do Google Instant, que mostra as opções de resultados de busca enquanto o usuário digita os termos a serem procurados. De acordo com os executivos, o Instant Pages está disponível em 42 línguas, incluíndo o Brasil, através da versão Beta do Google Chrome.
O terceiro anúncio do Google é baseado na rapidez, um dos três pilares do sistema de buscas do Google - os outros dois são simplicidade e relevância. O Google Instant Pages é a capacidade de carregar uma página encontrada em um resultado de busca em zero segundo, isto é, instantâneamente. Com o Instant Pages, uma espécie de atualização do Google Instant, o usuário não tem delay entre clicar em um resultado e a abertura da página. Tanta rapidez só é possível porque, como explicou Amit Singhal, o Google confia nos resultados que apresenta a ponto de fazer um pré-renderização de seus primeiros resultados de busca, normalmente os escolhidos pelo usuário como aquilo que ele procurava. O Instant Pages é uma atualização do Google Instant, que mostra as opções de resultados de busca enquanto o usuário digita os termos a serem procurados. De acordo com os executivos, o Instant Pages está disponível em 42 línguas, incluíndo o Brasil, através da versão Beta do Google Chrome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário