quinta-feira, 16 de junho de 2011

Publicidade on-line supera impressa em 2012


Pesquisa sobre Mídia e Entretenimento da PwC aponta tendência, e grandes empresas iniciam suas apostas ao criar campanhas voltadas exclusivamente ao público digital. 


Se o Brasil é a bola da vez, a comunicação digital tem mostrado um resultado positivo no placar dessa partida. Com crescimento médio estimado em 13% ao ano até 2015, a publicidade na internet será o nicho de maior crescimento no país.

O aumento expressivo deve superar o impresso como opção de anúncio até 2012, e ficar atrás apenas da televisão, é o que aponta o "Panorama Global de Mídia e Entretenimento", elaborado pela consultoria PwC.

"Em cinco anos os atuais US$ 442 bilhões de investimentos na área alcançarão os US$ 578 bilhões em todo o mundo, com expectativa média de crescer 5,5% ao ano", diz Estela Vieira, sócia e diretora de mídia e entretenimento da PwC.

Os consumidores também têm se rendido ao meio on-line. No ano passado 26% dos gastos com mídia e entretenimento foram destinados ao mercado digital e a previsão é que essa fatia chegue a 33,9% em 2015.

Antenadas a tendências como essa, grandes empresas têm voltado suas campanhas para a internet, como é o caso do Itaú.

Para o lançamento da iConta, conta-corrente destinada a clientes que queiram utilizar exclusivamente os canais eletrônicos do banco para suas movimentações financeiras, o Itaú criou uma campanha para o público da Web.

"Apesar de, num primeiro momento, terem sido produzidas peças para revistas e TV, o trabalho agora tem sido totalmente voltado à internet, pois este conceito adere ao público que queremos atingir", diz Fernando Chacon, diretor de marketing do banco.

A campanha, construída pela agência DM9DDB, ainda inclui exibição de stand up comedy do apresentador e humorista Marco Luque, personagem do anúncio. A transmissão será ao vivo pela web no próximo dia 21, por meio do Youtube, canal de vídeos do Google.

"O fato do Luque ter iniciado sua carreira e construído sua popularidade por meio da internet faz com que ele represente muito bem o meio digital", afirma.

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