A japonesa Mazda Motor anunciou, nesta sexta-feira (17), que vai construir duas fábricas no México para a produção de motores e carros compactos.
As plantas serão instaladas em Salamanca, ao norte da Cidade do México, e são frutos de uma aliança com a trading Sumitomo Corp. De acordo com o anúncio, a unidade fabril será responsável pelas linhas do subcompacto Mazda2 e do compacto Mazda3. Eles serão exportados para América Central e do Sul, sendo que 70% serão para o Brasil.
As plantas serão instaladas em Salamanca, ao norte da Cidade do México, e são frutos de uma aliança com a trading Sumitomo Corp. De acordo com o anúncio, a unidade fabril será responsável pelas linhas do subcompacto Mazda2 e do compacto Mazda3. Eles serão exportados para América Central e do Sul, sendo que 70% serão para o Brasil.
Segundo a companhia, o mercado brasileiro é o principal foco dessa nova estratégia, já que se tornou o quarto maior em vendas de veículos atrás somente dos Estados Unidos, Japão e China. Por isso, a Mazda também anunciou que quer iniciar as operações no Brasil antes, com a importação de modelos do Japão, enquanto a fábrica no México não fica pronta. O início das operações vai começar em abril do ano que vem.
O complexo no México receberá investimento de US$ 500 milhões e deve ficar pronto no primeiro semestre de 2013. A capacidade da unidade fabril será de 140 mil veículos por ano e cerca de 3 mil empregos serão gerados.
Crescimento no México
A Mazda disse que suas vendas têm melhorado no México desde a entrada no mercado em outubro de 2005, e no ano passado bateu recordes de volume de vendas e de participação de mercado.
A Mazda disse que suas vendas têm melhorado no México desde a entrada no mercado em outubro de 2005, e no ano passado bateu recordes de volume de vendas e de participação de mercado.
Fim do Mazda6 nos EUA
O anúncio do complexo industrial mexicano foi feito duas semanas depois de a montadora anunciar o fim da produção do sedã médio Mazda6 nos Estados Unidos, o que levantou especulações sobre o futuro de uma fábrica no país em conjunto com a Ford Motor — a empresa norte-americana reduziu sua participação na japonesa para 3,5%.
O anúncio do complexo industrial mexicano foi feito duas semanas depois de a montadora anunciar o fim da produção do sedã médio Mazda6 nos Estados Unidos, o que levantou especulações sobre o futuro de uma fábrica no país em conjunto com a Ford Motor — a empresa norte-americana reduziu sua participação na japonesa para 3,5%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário