Empresa baixa preços e investe R$ 17,5 milhões para tornar a sua marca mais conhecida
A Brasil Cacau, marca popular de chocolates do Grupo CRM, que é dono também da grife Kopenhagen, baixou seus preços, que variavam entre R$ 1,50 e R$ 1,90, para R$ 0,99. O objetivo é fazer frente à Cacau Show, a maior rede de chocolaterias do País, que disputa a preferência dos consumidores das classes B e C, o mesmo target da Brasil Cacau.
O objetivo é cair de vez no paladar do brasileiro, que ainda desconhece a marca. Com uma loja própria e 122 unidades franqueadas, a Brasil Cacau quer elevar as suas vendas de R$ 15 milhões em 2010 para R$ 22 milhões até o fim de 2011, o que deve ser alcançado com a abertura de 180 pontos de venda. Já as 1.043 lojas da Cacau Show registraram vendas de R$ 387 milhões em 2010. A empresa, que foi fundada há 22 anos, projeta fechar esse ano com 1.200 unidades e uma expansão de 55%. A verba de marketing da marca em 2001 também é 35% maior em comparação ao ano anterior.
A tentativa da Brasil Cacau de diminuir a distância para a Cacau Show inclui um aporte de R$ 15 milhões na aquisição de um equipamento com capacidade para produzir 800 quilos de chocolates por hora, especialmente trufas, além de outros R$ 2,5 milhões investidos numa campanha publicitária criada pelo Grupo Rái, que utiliza o cantor Daniel para apresentar a "temporada da trufa". O evento acontece até o dia 21 de agosto e nesse período a Brasil Cacau prevê a venda de 2,4 milhões de trufas por R$ 0,99 cada. Hoje, a chocolateria comercializa um total de 120 produtos ao preço máximo de R$ 39.
Em contrapartida, a Cacau Show oferece um total de 300 produtos, que variam entre R$ 0,70 (minibombom de 13 gramas) e R$ 120. A empresa fundada por Alexandre Tadeu da Costa encara a Kopenhagen - a grife mais luxuosa do Grupo CRM, hoje com um total de 282 pontos de venda - como a sua maior concorrente.
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