quarta-feira, 29 de junho de 2011

BMW espera alta de 25% nas vendas no Brasil em 2011

A BMW espera manter o ritmo de crescimento das vendas de seus veículos de luxo no Brasil na casa de dois dígitos em 2011, em um momento em que o grupo alemão discute a possibilidade de instalação de uma linha de montagem da marca no País.
Em entrevista, o diretor-presidente da BMW Brasil, Jorg Henning Dornbusch, afirmou que a companhia trabalha com expectativa de alta de 25% nas vendas este ano no Brasil, para cerca de 10 mil carros.O ritmo é cinco vezes maior que a expectativa de toda a indústria de veículos, de expansão das vendas em 2011 na casa dos 5%. Segundo Dornbusch, a BMW é líder no segmento de veículos de luxo no Brasil, com participação de cerca de 30% em um mercado que vende 35 mil carros por ano. "Quero crescer pelo menos o dobro do mercado nacional", afirmou o executivo quando questionado sobre suas expectativas para os próximos anos. De acordo com ele, enquanto mercados maduros têm uma proporção de 2 habitantes por veículo, no Brasil a média é de 6,5 e no México é próxima de 4.A expectativa de aumento de 25% nas vendas da montadora em 2011 acontece depois de expansões na casa dos 80% em 2008 e de 50% em 2009. Dornbusch comentou que a desaceleração no ritmo já era esperada depois que o governo brasileiro impôs medidas para conter o consumo e frear a inflação. "O crédito ficou mais caro e há agora o temor da inflação", comentou.Apesar disso, "existe carência de mobilidade individual no Brasil e há potenciais a serem explorados (...) e aspirações da população para mudar de classe e de bens de consumo, em todos os aspectos, desde eletrodomésticos a carros. É por isso que a BMW analisa uma forma de estar presente no Brasil."Montagem local
Segundo o executivo, a companhia estuda desde o início do ano a instalação de uma fábrica no Brasil, que seria a primeira da marca na América do Sul. Atualmente, os planos caminham na direção de uma instalação em regime SKD, em que veículos semimontados são importados e finalizados no país. Uma unidade desse tipo tem uma escala menor que a de uma fábrica completa de veículos.
"Num primeiro momento seria uma linha de montagem em SKD. Estamos estudando todas as opções (em termos de eventuais parceiros) e o mercado", disse Dornbusch, evitando dar mais detalhes sobre os planos. O interesse inicial da companhia alemã na avaliação de uma unidade produtiva no Brasil é por veículos na faixa mais baixa de preço da marca BMW, que vende carros no Brasil a preços entre R$ 97 mil e R$ 540 mil.A empresa também vende carros da marca Mini e já produz motocicletas BMW em parceria com a nacional Dafra, em Manaus. No momento, a concentração das vendas de carros da BMW no Brasil, entre 65% e 70% dos licenciamentos, está na faixa dos R$ 97 mil a R$ 180 mil, disse o executivo.

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