Não dá pra fazer uma leitura do mercado brasileiro sem levar em conta as especificidades regionais. Cada cidade, estado ou região tem suas características geográficas, climáticas, culturais e outras, que levam o consumidor a comportamentos diferentes, optando por um ou outro tipo de carro, uma ou outra marca.
Mesmo a densidade demográfica e a relação habitantes/carro são muito diferentes nas regiões brasileiras. Enquanto na média nacional há um carro para cada seis habitantes, em São Paulo essa relação é de menos de dois habitantes por carro, índice semelhante ao de países do Primeiro Mundo.
As vendas em São Paulo crescem bem abaixo da média nacional, mas é aqui que está o maior volume de vendas, por isso é fundamental para qualquer montadora ter uma boa presença na região.
E nesse país chamado São Paulo, a marca líder de vendas não é a Fiat, primeira colocada no ranking nacional, nem mesmo a Volks, que ocupa o segundo lugar no Brasil, mas sim a GM.
Enquanto no ranking nacional a GM tem apenas 19,1% - três pontos a menos do que a Fiat (22,36%), em São Paulo - onde estão os dois maiores mercados brasileiros (Capital e Interior) - a marca estadunidense fechou o mês de março com 21,16% no Estado. A Volks apareceu em segundo com 18,02% e a Fiat ficou na terceira posição, com apenas 16,78% das vendas no estado (veja tabela).
Nas posições seguintes também há mudanças importantes na comparação Brasil x São Paulo. A Renault, tradicionalmente quinta colocada e líder das novas no ranking nacional, perde a posição para a Honda em São Paulo. Em março, a japonesa vendeu 4.966 unidades no estado, ficando com 5,66% de participação (contra 3,64% no ranking nacional). A Renault, que no Brasil tem 4,93%, em São Paulo ficou com 4,80%.
A Toyota, oitava colocada no mercado brasileiro, cai para a décima primeira posição no ranking de São Paulo, assim como a Kia, que cai da décima para a décima segunda posição.
Já a Citroën melhora o desempenho no Estado: décima colocada nacionalmente, ocupa a oitava posição no ranking paulista. A Peugeot também sobe de 11ª. para 9ª. colocada e a Nissan, 12ª.colocada no Brasil, fica em décimo lugar em São Paulo.
Das dez marcas listadas abaixo, apenas Volks, Fiat e Renault têm melhor participação no Brasil do que no Estado de São Paulo. As demais têm maior desempenho no mercado paulista.
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