De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center, o número de leitores e a receita publicitária dos sites de notícias superaram pela primeira vez a dos jornais impressos nos Estados Unidos.
A receita publicitária dos sites de notícias foi de US$ 25,8 bilhões em 2010, afirma o relatório, mencionando dados do grupo de pesquisa eMarketer. Já a dos jornais caiu 46% em quatro anos, e ficou em US$ 22,8 bilhões em 2010, com US$ 3 bilhões adicionais em receita publicitária on-line.
Além disso, 46% dos norte-americanos que foram entrevistados disseram se informar pela internet no mínimo três vezes por semana, contra 40% que disseram obter notícias em jornais e seus respectivos sites.
O declínio da mídia impressa não se deve apenas à crise econômica, mas também porque os usuários passaram a utilizar mais a internet para notícias e informações e é isso que atrai os anunciantes. Tom Rosenstiel, diretor do Project for Excellence in Journalism, afirma que “a rápida adoção do computador tablet e a expansão do uso dos celulares inteligentes só reforçam essa tendência.”
Editoras de jornais como a Gannett, New York Times Co. e McClatchy continuam a ter diminuição em sua receita publicitária, enquanto outras mídias recuperam faturamento publicitário, como a televisão.
As informações são da Folha on line
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