Lançado em 2 de fevereiro, com duas semanas de gratuidade, primeiro jornal exclusivo para iPad completa um mês de conteúdo pago
Nesta quarta-feira, 16, The Daily, projeto coletivo da News Corp, de Rubert Murdoch, e da Apple, de Steve Jobs, completa um mês de fornecimento de conteúdo pago. Mas, será que realmente vale a pena pagar US$ 0,14/dia pelas notícias, fotos, vídeos e demais informações interativas num projeto no qual foram investidos US$ 30 milhões e é suportado por uma equipe de mais de 100 jornalistas?
O Advertising Age resolveu dar conselhos, não solicitados, para a News Corp. Segundo o veículo, embora muitos críticos tenham se debruçado horas sobre o jornal no iPad depois do lançamento, em 2 de fevereiro, um mês após a leitura diária do The Daily, já é possível opinar e fazer sugestões para a equipe da News Corp que está por detrás do jornal eletrônico:
1. O Twitter é para tweets; jornais são (teoricamente) mais profundos do que isso
Ao tentar ser rápido e ter aplicativos para tudo, The Daily, frequentemente, é raso, bastante raso. No dia do aniversário do centenário de Ronaldo Reagan, por exemplo, o jornal ofereceu um artigo de página inteira sobre o ex-presidente, intitulado “100 para o Gipper” (Gipper foi um famoso jogador de futebol americano e Ronaldo Reagan o interpretou no cinema), seguido por um “artigo” de três sentenças sobre o “herói bipartidário” (hmmm). Uma foto de página inteira de uma tigela de sopa de barbatana de tubarão (“A Fin Mess” – gemido) encabeçou um “artigo” de quatro sentenças sobre a proposta de proibição da sopa na Califórnia. Em outra parte, infográficos de páginas inteiras não são muito diferentes do que o jornal USA Today já fez, pioneiramente, em 1982, quando demonstrou que uma imagem, às vezes, vale mais do que mil palavras.
Outro dia, durante uma sessão de leitura diária no McDonald´s (a US$ 1 o menu café mais Wifi), o gerente passou pela mesa para dizer o quanto gosta do iPad. Acontece que o gerente é um leitor do The Daily e opinou sobre o jornal: “Várias vezes, vou ler alguma coisa no The Daily que já foi noticiada no dia anterior, mas gosto de ler a versão do The Daily e, então, digo ‘Ei, falta um monte de informações aqui!’”. O gerente ainda está no período de teste gratuito e acha muito improvável pagar pelo The Daily. Por que? “Porque não é, realmente, tão bom”, diz. E isso vem de uma pessoa que vende uma comida ruim!
2. Aprendam com os semelhantes
Quer ver uma edição de jornal tablóide para iPad que realmente funciona? Confira o New York Post's. Sim, é, em grande parte, apenas a edição de papel reaproveitada (ocasionalmente, com vídeo incorporado), mas parece assustadoramente perfeito para o iPad na medida em que recebe todo o tipo de coisas certas que o jornal simplesmente não tem – movimento fluido, estímulos, embalagem e, o mais importante, o malabarismo do sobe e desce.
3. Apresentem algo, caramba!
The Daily oferece uma quantidade razoável de informação internacional séria, mas, muitas vezes, os (pobres) objetivos perdem sagacidade em sua apresentação. Por exemplo, uma capa recente bradou: “Poço de gás: petróleo atinge US$ 100/barril depois da ameaça de Kadafi em parar o fornecimento”. Isso vai afetar o orçamento de Barack Obama, mas também servirá para fundamentar um artigo opinativo de um padre católico intitulado “O que Jesus cortaria?”, sobre reduções drásticas nos serviços sociais. Ou ainda uma página de foto inteira sobre Gisele Bundchen com o sugestivo título “Gostaria de dar uma bofetada!”, em alusão a uma fofoca específica sobre ela, enquanto, em outras seções, há uma reflexão sóbria sobre a política de gênero e identidade no histórico de uma peça intitulada “America´s First Public Transsexual”. Em outras palavras, é o jornal ideal para os socialistas do Tea Party (corrente de extrema direita do Partido dos Republicanos) e para os porcos iluminados. Na tentativa de abrigar um grande jornal nacional para todos, parece que The Daily não é dirigido a ninguém em particular.
De fato, The Daily é tão errático e fora de foco que sua leitura é como assistir a uma crise de identidade a cada dia. Na verdade, quando, de repente, cai (pelo menos uma vez a cada dois dias, no que parece ser um grito de socorro – a versão rastejante do aplicativo em posição fetal), às vezes, desconfia-se, o que The Daily realmente precisa, além de um código limpo, é de uma sessão longa e agradável no divã de um terapeuta.
O Advertising Age resolveu dar conselhos, não solicitados, para a News Corp. Segundo o veículo, embora muitos críticos tenham se debruçado horas sobre o jornal no iPad depois do lançamento, em 2 de fevereiro, um mês após a leitura diária do The Daily, já é possível opinar e fazer sugestões para a equipe da News Corp que está por detrás do jornal eletrônico:
1. O Twitter é para tweets; jornais são (teoricamente) mais profundos do que isso
Ao tentar ser rápido e ter aplicativos para tudo, The Daily, frequentemente, é raso, bastante raso. No dia do aniversário do centenário de Ronaldo Reagan, por exemplo, o jornal ofereceu um artigo de página inteira sobre o ex-presidente, intitulado “100 para o Gipper” (Gipper foi um famoso jogador de futebol americano e Ronaldo Reagan o interpretou no cinema), seguido por um “artigo” de três sentenças sobre o “herói bipartidário” (hmmm). Uma foto de página inteira de uma tigela de sopa de barbatana de tubarão (“A Fin Mess” – gemido) encabeçou um “artigo” de quatro sentenças sobre a proposta de proibição da sopa na Califórnia. Em outra parte, infográficos de páginas inteiras não são muito diferentes do que o jornal USA Today já fez, pioneiramente, em 1982, quando demonstrou que uma imagem, às vezes, vale mais do que mil palavras.
Outro dia, durante uma sessão de leitura diária no McDonald´s (a US$ 1 o menu café mais Wifi), o gerente passou pela mesa para dizer o quanto gosta do iPad. Acontece que o gerente é um leitor do The Daily e opinou sobre o jornal: “Várias vezes, vou ler alguma coisa no The Daily que já foi noticiada no dia anterior, mas gosto de ler a versão do The Daily e, então, digo ‘Ei, falta um monte de informações aqui!’”. O gerente ainda está no período de teste gratuito e acha muito improvável pagar pelo The Daily. Por que? “Porque não é, realmente, tão bom”, diz. E isso vem de uma pessoa que vende uma comida ruim!
2. Aprendam com os semelhantes
Quer ver uma edição de jornal tablóide para iPad que realmente funciona? Confira o New York Post's. Sim, é, em grande parte, apenas a edição de papel reaproveitada (ocasionalmente, com vídeo incorporado), mas parece assustadoramente perfeito para o iPad na medida em que recebe todo o tipo de coisas certas que o jornal simplesmente não tem – movimento fluido, estímulos, embalagem e, o mais importante, o malabarismo do sobe e desce.
3. Apresentem algo, caramba!
The Daily oferece uma quantidade razoável de informação internacional séria, mas, muitas vezes, os (pobres) objetivos perdem sagacidade em sua apresentação. Por exemplo, uma capa recente bradou: “Poço de gás: petróleo atinge US$ 100/barril depois da ameaça de Kadafi em parar o fornecimento”. Isso vai afetar o orçamento de Barack Obama, mas também servirá para fundamentar um artigo opinativo de um padre católico intitulado “O que Jesus cortaria?”, sobre reduções drásticas nos serviços sociais. Ou ainda uma página de foto inteira sobre Gisele Bundchen com o sugestivo título “Gostaria de dar uma bofetada!”, em alusão a uma fofoca específica sobre ela, enquanto, em outras seções, há uma reflexão sóbria sobre a política de gênero e identidade no histórico de uma peça intitulada “America´s First Public Transsexual”. Em outras palavras, é o jornal ideal para os socialistas do Tea Party (corrente de extrema direita do Partido dos Republicanos) e para os porcos iluminados. Na tentativa de abrigar um grande jornal nacional para todos, parece que The Daily não é dirigido a ninguém em particular.
De fato, The Daily é tão errático e fora de foco que sua leitura é como assistir a uma crise de identidade a cada dia. Na verdade, quando, de repente, cai (pelo menos uma vez a cada dois dias, no que parece ser um grito de socorro – a versão rastejante do aplicativo em posição fetal), às vezes, desconfia-se, o que The Daily realmente precisa, além de um código limpo, é de uma sessão longa e agradável no divã de um terapeuta.
Do Advertising Age.
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