Em parceria com construtoras, a varejista pretende erguer edifícios comerciais e shoppings em parte de seus 114 hipermercados pelo país
São Paulo - A subsidiária brasileira do Carrefour, segunda maior rede de supermercados do país, prepara sua estreia no setor imobiliário. O objetivo é aproveitar a base de 114 hipermercados da rede no país para, em parceria com construtoras, erguer edifícios comerciais ou shoppings no mesmo espaço. Segundo estudos preliminares, a companhia identificou cerca de 70 imóveis com potencial para desenvolver projetos desse tipo. Na semana que vem, os executivos da subsidiária aguardam a visita de um executivo da Carrefour Property, divisão da matriz para o setor imobiliário, para definir os detalhes da montagem da operação brasileira. O plano é ter dois projetos-piloto até o final deste ano — ambos em São Paulo. Procurada, a companhia não comentou.
A movimentação da subsidiária se dá logo após a publicação do relatório de resultados da companhia referentes ao ano de 2010, que aponta a queda na rentabilidade da operação brasileira e reconhece um rombo no valor total de 555 milhões de euros (equivalente a cerca de 1,3 bilhão de reais) em receitas erroneamente computadas no país.
Usar os próprios imóveis para aumentar as receitas é um recurso bem utilizado pela matriz, que, no início de março, anunciou a intenção de realizar o IPO da unidade imobiliária Carrefour Property, além da cadeia de lojas de desconto Dia. O objetivo é “tornar o grupo mais focado sobre suas prioridades operacionais enquanto cria valor para nossos acionistas”, afirmou o presidente mundial da companhia, Lars Olofsson, num comunicado.
No Brasil, o Grupo Pão de Açúcar lançou uma empresa com a mesma finalidade em junho de 2009 — a GPA Malls & Properties, comandada pelo executivo Caio Mattar.
Usar os próprios imóveis para aumentar as receitas é um recurso bem utilizado pela matriz, que, no início de março, anunciou a intenção de realizar o IPO da unidade imobiliária Carrefour Property, além da cadeia de lojas de desconto Dia. O objetivo é “tornar o grupo mais focado sobre suas prioridades operacionais enquanto cria valor para nossos acionistas”, afirmou o presidente mundial da companhia, Lars Olofsson, num comunicado.
No Brasil, o Grupo Pão de Açúcar lançou uma empresa com a mesma finalidade em junho de 2009 — a GPA Malls & Properties, comandada pelo executivo Caio Mattar.
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