Os hotéis "verdes" são a bola da vez
BNDES já financiou quase R$ 200 milhões para projetos de hotelaria ambientalmente corretos.
De olho na agenda ambiental do País e nos megaeventos esportivos dos próximos anos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já emprestou quase R$ 200 milhões para projetos de hotelaria ambientalmente corretos. Desde janeiro de 2010, quando o ProCopa Turismo foi criado, três novos empreendimentos foram aprovados, num total de recursos empenhados de R$ 178,5 milhões. O orçamento anual do programa é de R$ 1 bilhão.
Dividido em dois sub-programas, o BNDES ProCopa Turismo Hotel Eficiência Energética e o BNDES ProCopa Turismo Hotel Sustentável, a linha de crédito prioriza os projetos considerados eficientes do ponto de vista energético e ambientalmente sustentáveis. O primeiro é voltado aos hotéis que obtenham certificação de eficiência energética nível "A" dentro do Programa de Eficiência Energética nas Edificações. O segundo é para empreendimentos que obtenham certificação no Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem. Em ambos, a entidade certificadora tem de ser credenciada no Inmetro. Quanto mais pré-requisitos os empreendimentos contemplarem, melhores condições de financiamento, sobretudo em relação aos prazos, conseguem.
Atualmente, o programa já tem três operações aprovadas: a reforma do Hotel Glória e a construção de duas unidades Íbis também no Rio de Janeiro, nos bairros de Botafogo e Copacabana, cujos financiamentos somam R$ 178,5 milhões. Há, ainda, projetos em análise para empreendimentos em todas as regiões do País, que somam R$ 205,5 milhões em pedidos de financiamento.
Outra iniciativa "ambiental" no setor hoteleiro foi a parceria, selada no início de janeiro deste ano, entre a IHG e o WWF-Brasil, com a primeira associando-se ao Clube Corporativo da entidade. Todos os hotéis da IHG no Brasil darão uma contribuição financeira anual com o objetivo de apoiar o WWF em atividades desenvolvidas pela instituição para a conscientização ecológica.
Com a campanha "Cortesia Solidária", cada vez que houver solicitação de cortesia de diária ou eventos, os hotéis, em contrapartida, convidarão os solicitantes a participar da campanha. Clientes e hóspedes também poderão fazer doações voluntárias em urnas localizadas nas recepções dos hotéis.
Nos dois hotéis que a rede Windsor construirá na Barra da Tijuca (um corporativo e um full service) a preocupação com a sustentabilidade também está presente, apesar de o BNDES não estar diretamente envolvido. "Os dois projetos beneficiarão a preservação do meio ambiente da Barra da Tijuca e serão equipados com sistemas de redução do consumo de água e energia", promete Paulo Marcos Ribeiro, diretor de marketing do grupo.
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