No segundo dia do Social Media Week, a JWT apresentou o estudo “Verdades, Mentiras & Mídias Sociais”, que analisou 7.418 matérias das plataformas tradicionais para saber até que ponto as mídias sociais afetam a dinâmica de geração de notícias.
Após estudo e comparação de reportagens de Veja, Época e Jornal Nacional com os assuntos mais comentados no Twitter, Facebook e Google Trends, chegou-se a conclusão que as mídias sociais ainda são mais exploradas dentro das pautas de comportamento e tecnologia. “Essa era uma discussão que tínhamos na agência. Chegamos à conclusão de que debates nas mídias sociais não influencia diretamente as mídias tradicionais devido a falta de uma massa crítica independente no País”, falou Ken Fujioka, head de planejamento da JWT.
A abertura das palestras, porém, ficou com Juliana Constantino e Rosana Fortes, ambas da AgênciaClick Isobar. As publicitárias apresentaram cases de ações de marcas nas redes sociais. Um deles foi o de Skittles, com 14 milhões de fãs. “A estratégia de comunicação deles é muito consistente. Eles têm uma pegada non sense, que começou offline, nos filmes, e foi para o online, nos posts”, explicou Juliana. No Brasil, porém, esse número está longe de ser alcançado. A fan page da Nike Futebol Brasil, por exemplo, tem 22 mil fãs.
O Social Media Week vai até esta sexta-feira (11). As palestras são gratuitas e acontecem na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo.
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