O ano de 2010 deixou o segmento de telecomunicações no foco dos holofotes. Além da forte concorrência setorial, houve a discussão da PL 116, que oficializa a entrada das teles nas áreas de TV por assinatura e exige cota mínima de produção nacional para exibição das emissoras fechadas, por exemplo, a NET registrou crescimento das suas operações de banda larga, cabo e telefonia fixa.
A base de TV por assinatura encerrou 2010 com 4,2 milhões de clientes, alta de 14% em relação a 2009. Em um ano, a base teve um acréscimo de 522 mil novos clientes. Em banda larga, o crescimento foi de 22% no ano, chegando a 3,5 milhões de assinantes, sendo 642 mil novos clientes. O ano de 2010 também foi generoso com o número de linhas telefônicas: 3,1 milhões, uma alta de 23% em uma comparação com 2009, equivalente a 596 mil novas linhas.
“Com os resultados de 2010, a NET se consolida como líder em banda larga e TV por assinatura nas cidades onde atua. Também tivemos um crescimento excepcional em telefonia fixa, contrariando a tendência desse mercado”, afirmou o executivo José Antônio Félix, presidente da distribuidora .“A NET teve o melhor ano de sua história, com um excelente desempenho operacional. Estamos conseguindo crescer de forma sustentada, lançando serviços inovadores e investindo para levar nossa rede e nossos serviços para locais onde ainda não estavam disponíveis”, celebrou o diretor de produtos e serviços Márcio Carvalho.
Em números significa que encerrou 2010 com receita bruta de R$ 7,1 bilhões e receita líquida de R$ 5,4 bilhões,. As duas operações tiveram respectivamente crescimento de 17% no ano passado. O Ebitida (Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) foi de R$ 1,56 bilhão, alta de 26% sobre 2009.
Inovação
O principal investimento estrutural do ano de 2010 foi na consoidação da transmissão em alta definição, especialmente pela Copa do Mundo da África do Sul. -“Também lançamos uma grande quantidade de novos canais em alta definição, posicionando a oferta da NET como a de melhor relação custo-benefício e liderando a adoção desta tecnologia no mercado”, destacou Carvalho. "Em fevereiro, no Rio de Janeiro, durante os desfiles das escolas de samba, a empresa realizou a primeira transmissão ao vivo em HD 3D do Brasil. Em março, em São Paulo, transmitiu também ao vivo a edição brasileira da corrida de Fórmula Indy. Foram as primeiras experiências de distribuição em HD 3D do País", ele acrescentou.
O dirigente da NET afirmou que 2010 também foi o ano da internet popular. A empresa aproveitou planos de renúncia fiscal concedidos por governos estaduais para levar banda larga de 1 Mega de autonomia por cerca de R$ 30,00 mensais.
“Em 2011, vamos expandir esta oferta para outros estados que aderirem ao convênio do Conselho de Política Fazendária (Confaz). Para 2011, a promessa é de mais novidades. Graças à alta capacidade de sua rede de fibra óptica, a Net tem conseguido levar inovação e serviços de qualidade aos mercados onde atua. São cada vez mais dispositivos conectados e online, utilizando a nossa rede e nossos serviços para transformar a forma como as pessoas se divertem, informam, comunicam e aprendem”, finalizou Carvalho.
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