Instituições do mercado de capital aberto debatem melhorias na relação com os investidores nesta sexta-feira
A BMF&Bovespa, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri) ainda não estão satisfeitas com a qualidade das informações prestadas por grande parte das companhias até agora. Por isso, realizam nesta sexta-feira 25, um seminário sobre o Formulário de Referência. A busca é por maior transparência e relevância na comunicação com os investidores.
O Formulário de Referência é um documento fundamental na comunicação entre as companhias abertas e seus acionistas. Instituído em 2010 pela CVM, como um substituto do antigo formulário de informações anuais (IAN), deve conter informações corporativas - como fatores de risco, estrutura de capital e comentários dos administradores – acuradas e suficientes para nortear os interessados em investir na empresa.
O Formulário de Referência é um documento fundamental na comunicação entre as companhias abertas e seus acionistas. Instituído em 2010 pela CVM, como um substituto do antigo formulário de informações anuais (IAN), deve conter informações corporativas - como fatores de risco, estrutura de capital e comentários dos administradores – acuradas e suficientes para nortear os interessados em investir na empresa.
Diego Barreto, coordenador da comissão de desenvolvimento do Ibri, ressalta que o fato do mercado brasileiro de capitais ter se desenvolvido muito rapidamente ao longo dos últimos sete anos prejudicou o processo de amadurecimento na prestação das informações ao mercado.
"A relação com os investidores é uma área ainda pouco conhecida no Brasil. Especialmente no primeiro ciclo de desenvolvimento do mercado brasileiro de capitais, entre 2004 e 2008, houve uma deficiência muito grande na qualidade de informações prestadas", analisa Barreto. "Em um primeiro momento, confundiu-se o conceito de comunicação financeira com os de propaganda e publicidade."
Para Haroldo Levy, coordenador do Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado (Codim), a melhoria das informações prestadas passa por mudanças na cultura da empresa que abre o capital e pela capacitação do pessoal que trabalha na área de Relações com Investidores (RI).
"A diretoria de comunicação das empresas de capital aberto deve estar totalmente integrada à área de RI, que é a responsável por todas as informações financeiras perante à CVM", afirma Levy.
Para que não aconteçam desencontros na divulgação dessas informações, e nenhuma regra seja violada, o Codim incentiva a criação de um comitê de divulgação de informações, internas ou externas, nas empresas. Em 17 de fevereiro, o Codim aprovou as novas orientações para Melhores Práticas de Divulgação de Resultados Periódicos.
"As diretrizes para a divulgação das informações têm que estar bem definidas", diz Levy. "É preciso ter porta-vozes bem definidos para cada tipo de assunto, por exemplo, e é fundamental que as informações prezem pela clareza, transparência e simplicidade."
"A relação com os investidores é uma área ainda pouco conhecida no Brasil. Especialmente no primeiro ciclo de desenvolvimento do mercado brasileiro de capitais, entre 2004 e 2008, houve uma deficiência muito grande na qualidade de informações prestadas", analisa Barreto. "Em um primeiro momento, confundiu-se o conceito de comunicação financeira com os de propaganda e publicidade."
Para Haroldo Levy, coordenador do Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado (Codim), a melhoria das informações prestadas passa por mudanças na cultura da empresa que abre o capital e pela capacitação do pessoal que trabalha na área de Relações com Investidores (RI).
"A diretoria de comunicação das empresas de capital aberto deve estar totalmente integrada à área de RI, que é a responsável por todas as informações financeiras perante à CVM", afirma Levy.
Para que não aconteçam desencontros na divulgação dessas informações, e nenhuma regra seja violada, o Codim incentiva a criação de um comitê de divulgação de informações, internas ou externas, nas empresas. Em 17 de fevereiro, o Codim aprovou as novas orientações para Melhores Práticas de Divulgação de Resultados Periódicos.
"As diretrizes para a divulgação das informações têm que estar bem definidas", diz Levy. "É preciso ter porta-vozes bem definidos para cada tipo de assunto, por exemplo, e é fundamental que as informações prezem pela clareza, transparência e simplicidade."
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