Marca transforma site em plataforma de interação, que recompensa usuários
A Skol levou a dinâmica dos games para a sua nova plataforma digital,
a Skoland, antigo site da marca que foi mudado completamente.
Aplicativos já conhecidos, como a rádio Skol e o SAC (Serviço de
Atendimento ao Churrasqueiro) foram agregados a nova plataforma, que
também combina pontos de contato da marca no ambiente virtual, como suas
contas no Facebook, Instagram e Twitter.
Como nos jogos, o usuário é recompensado com benefícios virtuais cada
vez que interage com a Skol, compartilhando conteúdo ou utilizando os
aplicativos de serviço. Quanto mais o consumidor se relaciona com a
marca virtualmente, mais pontos ele recebe, que são transformados em
exposição social. Em troca, ele fornece seus dados, que começam a
integrar um banco de informações sobre o heterogêneo grupo consumidor da
marca, jovens entre 18 e 24 anos.
“Iremos conseguir reconhecer e recompensar todo habitante da Skoland.
Cada consumidor que se cadastra tem um dashboard de sua vida. Sabemos
da interação dele com o site e do seu acúmulo de pontos no mundo Skol”,
afirma Clarissa Pantoja, gerente da plataforma jovem da marca.
O serviço mais acessado é a calculadora para o churrasco, que calcula
as compras necessárias de acordo com fatores como baixo orçamento e se
haverá mais homens ou mulheres na festa. Integrado ao Facebook, o app
dispara posts para os convidados informando o que devem comprar e
publica um convite na rede social.
“Esse serviço já tem 60% de retorno dos visitantes únicos da nossa
página. Vem mostrando que a plataforma de serviços veio para ficar”,
destaca. O tráfego médio da página é de 200 mil pessoas por semana.
De acordo com Theo Rocha, diretor de criação na F/Nazca Saatchi &
Saatchi, o acúmulo de dados irá facilitar a oferta de conteúdo para os
distintos públicos da marca. “Temos o consumidor do universo da noite,
da música, da micareta, do churrasco. Esse banco nos ajudará a refinar o
conteúdo para cada público da marca”, explica. Segundo ele, o projeto é
inédito na agência. “Estamos encarando-o como uma startup. É o maior do
gênero em complexidade e tamanho que já fizemos até hoje”, afirma.
Novos aplicativos de serviço já estão sendo testados para a nova
plataforma. Um deles é o GPS Skol, um guia para ajudar o consumidor a
escolher onde deseja beber a cerveja. “Ele geolocaliza o usuário e
mostra onde há Skol com o preço mais acessível”, explica Clarissa. O
projeto-piloto na cidade de Curitiba está sendo testado desde agosto. “A
ideia é que a cada dois meses lancemos um novo serviço”, diz.
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