Com medo dos maus pagadores, financeiras restringem crédito e derrubam vendas nas concessionárias
A queda de vendas em março (-1,6% em relação a março de 2011) foi provocada pelas restrições dos bancos a novos financiamentos, medidas adotadas por causa do aumento da inadimplência no setor, conforme Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave, entidade que reúne os concessionários autorizados.
A inadimplência foi de 5,5% em fevereiro, índice superior aos registrados durante a crise de 2009. Segundo Meneghetti, essa inadimplência alta e a consequente restrição ao crédito “impactou diretamente nas vendas das concessionárias. A restrição no cadastro gera queda nas vendas, por isso, a média diária foi menor do que em março do ano passado”, disse o dirigente, reafirmando que essa situação preocupa os revendedores, pois pode afetar a expansão esperada para o ano.
O mercado total, incluindo motos, caminhões, ônibus, implementos rodoviários e outros meios de transporte – além de carros e comerciais leves – cresceu 21,02% em março na comparação com o mês anterior, mas apenas 0,08% em relação a março do ano passado. Conforme publicamos ontem, o setor de carros e comerciais leves teve queda na comparação março-março e também trimestre contra trimestre.
Veja o desempenho do mercado em março por segmento do mercado:
Carros e comerciais leves – Alta de 20,5% sobre fevereiro, queda de 0,6% sobre março de 2011 e queda de 1,6% no trimestre.
Caminhões e ônibus – Alta de 20,54%, sobre fevereiro e queda de 5,67% na comparação com março de 2011.
Motos – Alta de 23,02 % em relação a fevereiro e de 3,33% em relação a março do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário