André Torretta, CEO da Ponte Estratégia, e Jaime Troiano, CEO do Grupo Troiano, discutem sobre o consumo da nova classe média brasileira e a atitude das marcas
A nova classe média molda um momento novo do Brasil, para o cidadão, para o consumidor e para as empresas. A classe AB, antes o reduto do consumo nacional, vira uma espécie de nicho, com seus 20 milhões de indivíduos, contra 170 milhões das classes C, D e E. Com um recente aumento do poder aquisitivo, as pessoas também estão com ânsia para comprar. Estes são alguns dos pontos tratados no debate entre André Torretta, CEO da Ponte Estratégia, e Jaime Troiano, CEO do Grupo Troiano, na TV Mundo do Marketing.
Uma das questões a serem pensadas é a sustentabilidade, no sentido de manter o consumo como ele é agora. Neste caso, Troiano questiona se o processo de compulsão de compra não poderia ser mais organizado, para que as pessoas não antecipassem o desejo e, como consequencia, devessem tanto dinheiro. Em um contraponto, Torretta argumenta que o Brasil deve mais, hoje cerca de 50% do PIB, porque está mais rico, o que seria normal. Para ele, em 2020 começaremos a ver os brasileiros da nova classe média mais preparados.
Outro ponto tratado no debate é sobre a segmentação das marcas. Hoje a Armani, por exemplo, tem produtos para diversos níveis de poder aquisitivo. Por outro lado, o cenário brasileiro também fez crescer o mercado de luxo, que busca a diferenciação e até, talvez, manter as diferenças. Veja a discussão completa na TV Mundo do Marketing.
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