Apesar de ser o segundo setor mais confiável do Brasil, a mídia viu cair 12% o índice de pessoas que nela acreditam piamente. De 73%, em 2011, o número caiu para para 61%. O problema parece ser nacional, já que em nível mundial a confiança aumentou 3% no mesmo período, subindo de 49% para 52%.
Quem domina o ranking Trust-Barometer, realizado pela Edelman, é o setor empresarial, com 63%. A confiança do brasileiro em geral caiu 29% em um ano, despencando de 80% para 51%, rebaixando o país para a zona “neutra”.
Doze dos vinte e cinco países entrevistados se encontram atualmente na zona de “não confiantes”, lista que inclui os EUA, França, Reino Unido e em última colocação a Rússia. A crise econômica europeia, a paralisação da economia norte-americana e outros acontecimentos globais contribuíram para o alto índice de desconfiança.
A confiança no governo e nas ONGs também apresentou queda decorrente das polêmicas que ocorreram no ano passando, queda de 85% para 32% e de 80% para 49%, respectivamente.
A pesquisa, que mede o nível de confiança de 25 países, é feita online e reúne mais de 30 mil participantes informados.
Redação Adnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário