Arquiteta dá dicas de como deixar sua casa bonita e economizar no orçamento da reforma
Reformar a casa não é uma tarefa agradável: requer tempo, paciência e um bom investimento. Se você quer gastar pouco e não sofrer com dores de cabeça durante o processo, veja as dicas da arquiteta Fernanda Delgado e saiba como começar a arrumar a casa:
Primeiro passo
Antes de qualquer coisa, é importante contratar um arquiteto ou engenheiro para ajudar na reforma. Analise o projeto estrutural da casa e planeje bem os gastos. A arquiteta afirma: “Caso não tenha o projeto estrutural da casa, o profissional terá que identificar onde estão os principais pontos de apoio e as paredes estruturais para planejar reforços. Também terá que avaliar quais ambientes podem ser alterados sem colocar em risco a construção existente”.
Dicas para gastar pouco
Na hora de fazer o orçamento, é bom ficar atenta nas estruturas da casa e economizar o máximo que puder. “Quando aproveitamos a maior parte das paredes e da estrutura existente, conseguimos economizar, pois a necessidade de se fazer reforços estruturais diminui. Já no acabamento, a opção de se fazer ‘piso sobre piso’ também ajuda, já que evita o custo de pagar para quebrar e regularizar toda a área do piso”, afirma Fernanda. No entanto, na hora de contratar a mão de obra, não é bom economizar tanto: “Não se deve economizar na qualidade da mão de obra e dos materiais. Materiais de boa qualidade não podem faltar no orçamento – é o que vai garantir a qualidade e durabilidade de todo o trabalho e investimento. Também vale lembrar que, muitas vezes, preço não é sinônimo de qualidade”.
Materiais baratos
Invista em materiais com preços acessíveis e que dão um bom resultado na reforma. “É possível encontrar porcelanatos num preço bem legal. São materiais de fácil manutenção e bem resistentes. Uma combinação de azulejos antigos, formando tipo um pathwork também é interessante. Se o piso é simples, coloque alguns tozzetos nos lugares mais visíveis e dê um toque a mais ao seu piso sem ter que gastar muito”, recomenda Fernanda.
Decoração
Para deixar a casa mais bonita e com um toque especial, invista na decoração! Não é preciso se preocupar com gastos e nem procurar lojas caríssimas. Reformar algum móvel ou reciclar objetos antigos pode dar um charme retrô para o lar. A especialista aconselha:
- Para uma boa manutenção da pintura, utilizar tinta acrílica lavável. Ela é um pouco mais cara, porém é possível limpar sem deixar manchas, preservando a pintura por muito mais tempo;
- Os adesivos estão na moda e deixam os ambientes modernos sem precisar gastar muito;
- Reformar um móvel antigo de madeira é também uma opção barata e que muitas vezes fica um charme;
- No lavabo, se não tiver chuveiro, vire uma peça do próprio piso na parede, arremate com um cordão de gesso, pinte daí pra cima e coloque uns quadrinhos para decorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário