quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

VW apresenta em Detroit ‘besouro elétrico’ com pegada esportiva

Um besouro elétrico foi apresentado no Salão de Detroit, nesta segunda-feira (9). A Volkswagen apresentou no Cobo Center a inovadora aposta da eletrificação do modelo Beetle, um dos seus líderes de vendas no mercado norte-americano. Chamado de E-Bugster, o modelo 100% elétrico é um Beetle speedster com dois lugares e 85 kW de potência, que vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos sem emissão de poluentes.

VW apresenta o E-Bugster no Salão de Detroit (Foto: Mike Cassese/Reuters)VW apresenta o E-Bugster no Salão de Detroit (Foto: Mike Cassese/Reuters)
Além do novo propulsor, o modelo traz linhas mais atrativas para chamar a atenção dos clientes norte-americanos e fãs do carro — que nos EUA incluem celebridades como a apresentadora Oprah Winfrey.
Na parte frontal, o para-brisa está mais largo e recuado. A área envidraçada se estende lateralmente até um ponto além das colunas dianteiras. O E-Bugster, que é equipado com faróis de LED, também se diferencia do Beetle de série pelos para-choques. Assim, os designers integraram as luzes de condução diurna à esquerda e à direita da tomada de ar central como faixas de LEDs em forma de C, naturalmente espelhadas no lado direito.
“A janela traseira do E-Bugster mostra que as aberturas traseiras de um speedster não precisam restringir a visibilidade. Ela é extremamente larga”, descreve a montadora em nota.
E-Bugster é a versão elétrica do Beetle (Foto: Paul Sancya/AP)E-Bugster é a versão elétrica do Beetle (Foto: Paul Sancya/AP)
No interior, assentos esportivos e um túnel central contínuo na cor da carroceria reforçam o caráter esportivo do modelo. O uso de alumínio nas maçanetas das portas e guias dos cintos e o estilo leve do volante também criam uma conexão direta entre o exterior e o interior.
Mas o que chama mesmo a atenção no interior do carro é o jogo de luzes, quando o motor é ligado. Segundo a Volks, o botão de partida não ativa apenas o sistema de propulsão. “Primeiro, o interior é mergulhado numa luz branca; logo a seguir, numa luminosidade azulada. Tudo começa com um piscar de luz no painel de instrumentos. Dalí, a luz emana de uma fina linha luminosa, percorrendo a soleira das janelas das portas e contornando as aberturas de ventilação”, explica.
Blue-e-Motion
O módulo elétrico central do E-Bugster tem design inovador e pesa apenas 80 quilos. A energia para alimentar o motor elétrico é armazenada numa bateria de íons de lítio cujos módulos são alojados atrás dos bancos dianteiros, em posição estudada para economizar espaço.
A capacidade da bateria, de 28,3 kWh, permite autonomia de, pelo menos, 180 quilômetros no trânsito urbano. Mesmo em um país de proporções continentais, como os Estados Unidos, para a maioria dos motoristas, esta distância é suficiente para deslocar-se até o local de trabalho e voltar para casa.
De acordo com a Volkswagen, o Beetle tem função de carga rápida, a bateria pode ser "reabastecida" em 35 minutos em estações de recarga especialmente adaptadas. A bateria do E-Bugster também pode ser recarregada em casa, a partir de tomadas domésticas de 120 volts, como as encontradas nos Estados Unidos, ou 230 volts, como na Europa. A conexão para o cabo de carga está localizada no mesmo local que o bocal do tanque de combustível nas versões tradicionais, próximo à coluna C.
Graças aos novos Sistemas de Carga Combinados, desenvolvidos em cooperação com os fabricantes alemães de automóveis Audi, BMW, Daimler, Porsche e Volkswagen, assim como os parceiros americanos Ford e General Motors / Opel, o E-Bugster pode ser "abastecido" por meio de uma conexão que utiliza qualquer das modalidades de carga disponíveis, a “tradicional” ou a ultra-rápida.
A Volkswagen batizou a unidade de propulsão elétrica completa de Blue-e-Motion. Já em 2013, unidades com esta identificação entrarão em produção em veículos, como o Golf, por exemplo.
Por que Bugster?
Segundo a VW, o nome “bugster” vem da combinação do identificador "E", relacionado aos veículos elétricos, o apelido americano do Beetle, "Bug", e o tipo de veículo, "speedster", um biposto com capota aberta.
O carro esporte mede menos de 1,4 m de altura, ou seja, 90 mm menos que o Beetle com teto rígido. E o modelo de produção aparenta ter muita potência, com suas formas precisamente esculturadas. A largura do E-Bugster, 1,83 m, aumentou 30 mm, enquanto seu comprimento (4,27 mm) é idêntico ao do carro de série normal.
Jetta Hybrid também é destaque no Salão de Detroit (Foto: Paul Sancya/AP)Jetta Hybrid também é destaque no Salão de Detroit (Foto: Paul Sancya/AP)
Jetta HybridO outro destaque da montadora alemã no salão norte-americano é o Jetta Hybrid. O carro é movido por um motor a gasolina (TSI com 110 kW / 150 cv) e um motor elétrico sem emissões (20 kW). Esta associação oferece um desempenho marcante (0-100 km/h em menos de 9 segundos), ao mesmo tempo em que permite ao Jetta Hybrid atingir um índice de consumo igualmente impressionante, de 19 quilômetros por litro em circuito combinado cidade/estrada). Assim, o sedã esportivo consome cerca de 20% menos combustível que um carro com potência equivalente com propulsão tradicional.
No trânsito urbano, a vantagem na economia sobe para 30%, de acordo com a montadora. Além disso, o novo Jetta Hybrid pode ser utilizado no modo elétrico puro, consequentemente sem emissões, em velocidades de até 70 km/h, por distâncias de até dois quilômetros - vai depender do terreno e condições de condução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário