quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ford terá apenas nove plataformas até o final de 2013

A Ford está levando a sério a estratégia conhecida como One Ford. E o diretor de marketing mundial da marca, Jim Farley, revelou que a meta de unificar plataformas ao redor do planeta será ainda mais forte do que o planejado anteriormente. Ao invés de 11 plataformas a partir de 2014, a marca norte-americana quer enxugar suas estruturas para apenas nove até o final de 2013. O objetivo é otimizar custos e possibilitar que um mesmo modelo seja produzido em qualquer lugar do mundo. Apesar de não conseguir precisar quantas plataformas são utilizadas atualmente, e quais serão descontinuadas, a Ford detalhou que, até o fim do ano que vem, terá apenas cinco plataformas globais e quatro plataformas regionais.


As cinco plataformas globais serão: B (Fiesta), C (Focus), C/D (Fusion), Picape Leve (para picapes vendidas fora dos EUA) e Veículo Comercial (Transit). As plataformas regionais contemplam modelos específicos para determinado país ou continente. Um exemplo é a estrutura empregada na Série F, de picapes grandes, exclusivas para o mercado norte-americano. No Brasil, a marca terá apenas produtos globais a partir de 2015. O novo EcoSport, por exemplo, utiliza a plataforma B, assim como o novo compacto que já está em gestão no Centro de Desenvolvimento do Produto, em Camaçari, na Bahia.


O ícone desta estratégia da Ford deve ser o novo Fusion, apresentado recentemente no Salão de Detroit. A nova geração será vendida na Europa como Mondeo. Portanto, o sedã destinado ao mercado europeu deixa de utilizar a plataforma EUCD e passa a ser construído sobre a C/D. Cerca de 80% dos componentes serão comuns em todas as versões mundiais do modelo, acabando com o contraste que existe atualmente entre o Fusion vendido nos EUA e o Mondeo destinado ao Velho Continente. De acordo com a meta da One Ford, 85% das vendas globais da marca em 2013 já corresponderão aos modelos produzidos a partir das nove plataformas que serão mantidas.

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