Com atendimento personalizado e diversas opções de produtos, setor se mostra uma alternativa atraente para consumidores que preferem antecipar as compras de Natal
Com a chegada de dezembro o comércio já mudou sua decoração e se prepara para o grande fluxo gerado pelas festas de fim de ano – de compras, de empregos, etc. O pagamento do décimo terceiro e o espírito de confraternização estimulam a compra de presentes, e a expectativa é que o consumo aumente de forma considerável no último mês do ano.
Para os consumidores, a aproximação do Natal se traduz em lojas e shoppings cheios de opções de presentes, promoções, condições de pagamentos e, principalmente, cheios de gente. Lotados, os estabelecimentos se transformam em ambientes tumultuados e com filas enormes, que causam desconforto ao cliente. Para evitar esse tipo de situação, mais pessoas vêm optando por alternativas como o comércio online ou a venda direta.
De olho nessa parcela de consumidores que prefere a comodidade de comprar em casa e receber atendimento personalizado, os representantes da venda direta se preparam antecipadamente para o Natal. Para os consultores da Natura, por exemplo, as festas de final de ano representam o período em que eles mais vendem, trazendo um aumento significativo na renda familiar. Eles abusam da criatividade para oferecer opções de presentes diversificadas e para todos os bolsos.
A consultora Rosemília Millan, que vende os produtos Natura há cerca de sete anos, criou uma estratégia diferenciada para a época do Natal. Ela costuma se organizar para fazer o pedido dos kits de Natal com muita antecedência e cria um pequeno estoque para ter diversas opções a pronta entrega. Além disso, Rosemilia também já é conhecida por montar suas próprias sugestões de presentes. "Faço estoque de kits de Natal que a empresa monta, mas também crio algumas sugestões de presente, compro muitas embalagens de Natal da Natura e assim aumento as possibilidades para o cliente", explica a consultora.
Com uma carteira grande de clientes, Rosemilia garante que as vendas tem aumento significativo no Natal. “Geralmente todo o estoque que preparo para o Natal é vendido até o final do ano. É uma data que realmente movimenta e com organização é possível faturar bastante. Com os produtos a pronta entrega posso ainda atender clientes que deixaram presentes para última hora. Facilitar o pagamento com cartão de crédito também é um diferencial importante nesta época", acrescenta.
A venda direta é hoje uma escolha de cerca de 2,7 milhões de brasileiros, que trabalham com a vantagem de horário flexível e com a possibilidade de fazer uma ampla lista de contatos. O modelo de negócios movimentou R$ 26 bilhões em 2010, um aumento de 17% em relação a 2009, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta – ABEVD.
"O modelo de venda direta é uma alternativa atraente e prática, uma vez que permite o ingresso na atividade a um baixo investimento e não exige formação específica. Basta ter força de vontade e determinação para obter retorno financeiro. Em datas como o Natal, por exemplo, com organização e dedicação as consultoras conseguem elevar o seu faturamento e conquistar mais clientes", explica Marcus Rissel, gerente geral da regional Estado de São Paulo da Natura.
A empresa oferece suporte necessário para que no Natal ou em outras datas comemorativas os consultores e consultoras possam alavancar suas vendas. Segundo Rissel, os profissionais têm flexibilidade de horários e total liberdade para criar suas estratégias nestas épocas de grande movimentação do mercado. “Os consultores podem fazer pequenos estoques dos presentes propostos pela empresa no portfólio de produtos para facilitar a venda com a pronta entrega. Fica a critério de cada um criar suas próprias estratégias para facilitar a vida do cliente que busca sempre novidades”, acrescenta o gerente.
Há 40 anos no mercado, a Natura, líder no segmento de venda direta no Brasil, investe neste ramo de atividade e já conta com mais de 1,3 milhão de consultores no País. Além das facilidades comerciais, a empresa contribui para o crescimento pessoal e profissional de sua força de vendas, proporcionando treinamentos contínuos e justo reconhecimento pelos resultados de suas iniciativas.
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