Medida abre exceção para veículos feitos na Argentina, México e Uruguai. Maioria das marcas diz que vai manter preços até o fim do ano.
Começa a valer nesta sexta-feira (16) o aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados de fora de Argentina, Uruguai e México. A medida foi divulgada pelo governo federal no "Diário Oficial da União" de 16 de setembro e sua entrada em vigor foi adiada para esta sexta, pelo Supremo Tribunal Federal, que determinou que fosse respeitado o prazo de 90 dias para a validade.
O G1 consultou 37 marcas que têm carros importados que devem ser alvo no novo IPI (veja tabela abaixo). A maioria respondeu que pretende manter os preços antigos até o fim do ano, quando deve haver reajuste. Segundo a Receita Federal, o imposto é cobrado quando os veículos entram no país -ou seja, os que já estão nas lojas foram importados com IPI antigo.
Objetivo é proteção
Ao anunciar a medida, em setembro, o governo disse que a intenção era proteger a indústria automobilística nacional. Em termos de volume, Argentina e México são os principais fornecedores de carros importados para o Brasil -montadoras instaladas no país como General Motors, Fiat, Ford, Nissan, Peugeot Citroën e Renault trazer de plantas argentinas e mexicanas alguns modelos vendidos aqui. Além de serem excluídos do aumento do IPI, esses carros também conseguem escapar da taxa de importação por terem acordo comercial com o Brasil.
Outras 28 marcas importam toda a sua linha de países que não estão excluídos da alta do IPI. O reajuste atinge sobretudo sul-coreanas e chinesas. A Hyundai, 9ª colocada no ranking de vendas de automóveis no ano, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), tem 7 modelos vindos da Coreia do Sul. No Brasil, fabrica apenas o Tucson.
Nenhuma das 8 montadoras mais bem colocadas em vendas possui tantos carros importados que possam sofrer aumento do imposto. A Fiat, primeira colocada nesse ranking, não traz nenhum modelo de fora de Argentina e México, assim como a Renault, quinta.
Aumento confirmado
Entre as marcas que importam toda a linha, e que compõem a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), a líder em vendas é a Kia, também sul-coreana, que oferece 10 modelos. A filial brasileira diz que vai aumentar os preços a partir desta sexta (a tabela será divulgada ao longo do dia), inicialmente em 8,4%. Também confirmaram mudança nos preços para este mês a Porsche e a Peugeot (para o RCZ).
Carros nacionais
O decreto do governo diz que carros fabricados no Brasil ficam fora do aumento do IPI desde que algumas regras sejam seguidas, como ter 65% de peças nacionais. Em outubro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou que 15 fabricantes haviam entregado a documentação exigida para não ter o IPI elevado. Ao G1, o ministério afirmou que "as empresas que apresentaram a documentação estão automaticamente habilitadas, até 1º de fevereiro de 2012, e não pagarão a mais". Até essa data, elas serão novamente avaliadas. Os nomes das montadoras não foram revelados.
Na última quarta (14), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou, por meio de assessoria de imprensa, que pode haver redução do IPI para veículos produzidos no Brasil a partir de 2013. O governo também estaria negociando flexibilizar regras para montadoras interessadas em se instalar no Brasil, devido à dificuldade de iniciar as operações já com 65% de nacionalização. Chery e JAC Motors construirão fábricas no país. A BMW também estuda produzir veículos aqui. No caso da JAC, por exemplo, a previsão é de iniciar as atividades na Bahia com 20% de nacionalização.
O G1 consultou 37 marcas que têm carros importados que devem ser alvo no novo IPI (veja tabela abaixo). A maioria respondeu que pretende manter os preços antigos até o fim do ano, quando deve haver reajuste. Segundo a Receita Federal, o imposto é cobrado quando os veículos entram no país -ou seja, os que já estão nas lojas foram importados com IPI antigo.
VEJA CARROS QUE TERÃO IPI AUMENTADO |
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Marca | Importados de fora de ARG, URU e MEX | Como fica com o novo IPI |
Aston Martin | todos (Inglaterra) | preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado |
Audi | todos (Alemanha, Bélgica, Hungria e Eslováquia) | preços serão mantidos até o fim do ano; em janeiro haverá alta de 10% a 15%, dependendo do câmbio |
Bentley | todos (Inglaterra) | preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado |
BMW | todos (Alemanha) | atual tabela de preços vale até esta sexta e ainda não há informação sobre reajuste |
Changan | todos (China) | não divulgou decisão |
Chery | todos (China) | preços serão mantidos até o começo de janeiro ou fim do estoque; aumento é estudado |
Chevrolet | Camaro (Canadá), Malibu (EUA) e Omega (Austrália) | não respondeu |
Chrysler | todos (Canadá) | preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado |
Citroën | C4 Picasso, Grand C4 Picasso (Espanha), C5 e C5 Tourer (França) | preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado |
Effa / Effa Hafei | todos (China) | não divulgou decisão |
Ferrari | todos (Itália) | não divulgou decisão |
Ford | Edge (Canadá) | preço será mantido até durar o estoque |
Hafei | todos (China) | não divulgou decisão |
Honda | Accord (Japão) | preço será mantido até durar o estoque |
Hyundai | Azera, Elantra, i30, ix35, Santa Fe, Sonata, Veloster (Coreia do Sul) | preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; deve haver aumento em janeiro |
JAC Motors | todos (China) | preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado |
Jaguar | todos (Inglaterra) | deve haver aumento, mas não há previsão de quando e nem de quanto |
Jinbei | todos (China) | não divulgou decisão |
Jeep | todos (EUA) | preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado |
Kia | todos (Coreia do Sul) | divulga nova tabela nesta sexta, com aumento médio de 8,4%; ao longo de 2012, o repasse vai crescendo até ficar entre 13% e 18% |
Lamborghini | todos (Itália) | não divulgou decisão |
Land Rover | todos (Inglaterra) | deve haver aumento, mas não há previsão de quando e nem de quanto |
Maserati | todos (Itália) | não divulgou decisão |
Mercedes-Benz | todos (Alemanha e EUA) | preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado |
MG | todos (China) | não respondeu |
Mini | todos (Inglaterra) | atual tabela de preços vale até esta sexta e ainda não há informação sobre reajuste |
Mitsubishi | ASX, Lancer, Outlander e Pajero Full (Japão) | preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque |
Peugeot | 3008 (França) e RCZ (Áustria) | RCZ aumenta de R$ 129,9 mil para R$ 139,9 mil; aumento no preço do 3008 será avaliado |
Porsche | todos (Alemanha) | divulgou nova tabela, com 19% de aumento |
Smart | todos (França) | preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado |
Ssangyong | todos (Coreia do Sul) | não divulgou decisão |
Subaru | todos (Japão) | preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; deve haver aumento em janeiro |
Suzuki | todos (Japão) | não haverá aumento |
Toyota | Camry e RAV4 (Japão) | não divulgou decisão |
Volkswagen | linha Passat, Tiguan (Alemanha), Touareg (Eslováquia) | não tem previsão de aumento |
Volvo | todos (Bélgica e Suécia) | não divulgou decisão |
Objetivo é proteção
Ao anunciar a medida, em setembro, o governo disse que a intenção era proteger a indústria automobilística nacional. Em termos de volume, Argentina e México são os principais fornecedores de carros importados para o Brasil -montadoras instaladas no país como General Motors, Fiat, Ford, Nissan, Peugeot Citroën e Renault trazer de plantas argentinas e mexicanas alguns modelos vendidos aqui. Além de serem excluídos do aumento do IPI, esses carros também conseguem escapar da taxa de importação por terem acordo comercial com o Brasil.
Nenhuma das 8 montadoras mais bem colocadas em vendas possui tantos carros importados que possam sofrer aumento do imposto. A Fiat, primeira colocada nesse ranking, não traz nenhum modelo de fora de Argentina e México, assim como a Renault, quinta.
Aumento confirmado
Entre as marcas que importam toda a linha, e que compõem a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), a líder em vendas é a Kia, também sul-coreana, que oferece 10 modelos. A filial brasileira diz que vai aumentar os preços a partir desta sexta (a tabela será divulgada ao longo do dia), inicialmente em 8,4%. Também confirmaram mudança nos preços para este mês a Porsche e a Peugeot (para o RCZ).
Carros nacionais
O decreto do governo diz que carros fabricados no Brasil ficam fora do aumento do IPI desde que algumas regras sejam seguidas, como ter 65% de peças nacionais. Em outubro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou que 15 fabricantes haviam entregado a documentação exigida para não ter o IPI elevado. Ao G1, o ministério afirmou que "as empresas que apresentaram a documentação estão automaticamente habilitadas, até 1º de fevereiro de 2012, e não pagarão a mais". Até essa data, elas serão novamente avaliadas. Os nomes das montadoras não foram revelados.
Na última quarta (14), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou, por meio de assessoria de imprensa, que pode haver redução do IPI para veículos produzidos no Brasil a partir de 2013. O governo também estaria negociando flexibilizar regras para montadoras interessadas em se instalar no Brasil, devido à dificuldade de iniciar as operações já com 65% de nacionalização. Chery e JAC Motors construirão fábricas no país. A BMW também estuda produzir veículos aqui. No caso da JAC, por exemplo, a previsão é de iniciar as atividades na Bahia com 20% de nacionalização.
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