sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Aumento de IPI para carros importados começa a valer

Medida abre exceção para veículos feitos na Argentina, México e Uruguai. Maioria das marcas diz que vai manter preços até o fim do ano.

Começa a valer nesta sexta-feira (16) o aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados de fora de Argentina, Uruguai e México. A medida foi divulgada pelo governo federal no "Diário Oficial da União" de 16 de setembro e sua entrada em vigor foi adiada para esta sexta, pelo Supremo Tribunal Federal, que determinou que fosse respeitado o prazo de 90 dias para a validade.

O G1 consultou 37 marcas que têm carros importados que devem ser alvo no novo IPI (veja tabela abaixo). A maioria respondeu que pretende manter os preços antigos até o fim do ano, quando deve haver reajuste. Segundo a Receita Federal, o imposto é cobrado quando os veículos entram no país -ou seja, os que já estão nas lojas foram importados com IPI antigo.

VEJA CARROS QUE TERÃO IPI AUMENTADO
 
Marca Importados de fora
de ARG, URU e MEX
Como fica com o novo IPI
Aston Martin todos (Inglaterra) preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado
Audi todos (Alemanha, Bélgica, Hungria e Eslováquia) preços serão mantidos até o fim do ano; em janeiro haverá alta de 10% a 15%, dependendo do câmbio
Bentley todos (Inglaterra) preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado
BMW todos (Alemanha) atual tabela de preços vale até esta sexta e ainda não há informação sobre reajuste
Changan todos (China) não divulgou decisão
Chery todos (China) preços serão mantidos até o começo de janeiro ou fim do estoque; aumento é estudado
Chevrolet Camaro (Canadá), Malibu (EUA) e Omega (Austrália) não respondeu
Chrysler todos (Canadá) preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado
Citroën C4 Picasso, Grand C4 Picasso (Espanha), C5 e C5 Tourer (França) preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado
Effa / Effa Hafei todos (China) não divulgou decisão
Ferrari todos (Itália) não divulgou decisão
Ford Edge (Canadá) preço será mantido até durar o estoque
Hafei todos (China) não divulgou decisão
Honda Accord (Japão) preço será mantido até durar o estoque
Hyundai Azera, Elantra, i30, ix35, Santa Fe, Sonata, Veloster (Coreia do Sul) preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; deve haver aumento em janeiro
JAC Motors todos (China) preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado
Jaguar todos (Inglaterra) deve haver aumento, mas não há previsão de quando e nem de quanto
Jinbei todos (China) não divulgou decisão
Jeep todos (EUA) preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado
Kia todos (Coreia do Sul) divulga nova tabela nesta sexta, com aumento médio de 8,4%; ao longo de 2012, o repasse vai crescendo até ficar entre 13% e 18%
Lamborghini todos (Itália) não divulgou decisão
Land Rover todos (Inglaterra) deve haver aumento, mas não há previsão de quando e nem de quanto
Maserati todos (Itália) não divulgou decisão
Mercedes-Benz todos (Alemanha e EUA) preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado
MG todos (China) não respondeu
Mini todos (Inglaterra) atual tabela de preços vale até esta sexta e ainda não há informação sobre reajuste
Mitsubishi ASX, Lancer, Outlander e Pajero Full (Japão) preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque
Peugeot 3008 (França) e RCZ (Áustria) RCZ aumenta de R$ 129,9 mil para R$ 139,9 mil;
aumento no preço do 3008 será avaliado
Porsche todos (Alemanha) divulgou nova tabela, com 19% de aumento
Smart todos (França) preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; aumento é estudado
Ssangyong todos (Coreia do Sul) não divulgou decisão
Subaru todos (Japão) preços serão mantidos até o fim do ano ou fim do estoque; deve haver aumento em janeiro
Suzuki todos (Japão) não haverá aumento
Toyota Camry e RAV4 (Japão) não divulgou decisão
Volkswagen linha Passat, Tiguan (Alemanha), Touareg (Eslováquia) não tem previsão de aumento
Volvo todos (Bélgica e Suécia) não divulgou decisão
 
Objetivo é proteção
 
Ao anunciar a medida, em setembro, o governo disse que a intenção era proteger a indústria automobilística nacional. Em termos de volume, Argentina e México são os principais fornecedores de carros importados para o Brasil -montadoras instaladas no país como General Motors, Fiat, Ford, Nissan, Peugeot Citroën e Renault trazer de plantas argentinas e mexicanas alguns modelos vendidos aqui. Além de serem excluídos do aumento do IPI, esses carros também conseguem escapar da taxa de importação por terem acordo comercial com o Brasil.


Outras 28 marcas importam toda a sua linha de países que não estão excluídos da alta do IPI. O reajuste atinge sobretudo sul-coreanas e chinesas. A Hyundai, 9ª colocada no ranking de vendas de automóveis no ano, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), tem 7 modelos vindos da Coreia do Sul. No Brasil, fabrica apenas o Tucson.

Nenhuma das 8 montadoras mais bem colocadas em vendas possui tantos carros importados que possam sofrer aumento do imposto. A Fiat, primeira colocada nesse ranking, não traz nenhum modelo de fora de Argentina e México, assim como a Renault, quinta.

Aumento confirmado

Entre as marcas que importam toda a linha, e que compõem a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), a líder em vendas é a Kia, também sul-coreana, que oferece 10 modelos. A filial brasileira diz que vai aumentar os preços a partir desta sexta (a tabela será divulgada ao longo do dia), inicialmente em 8,4%. Também confirmaram mudança nos preços para este mês a Porsche e a Peugeot (para o RCZ).


Carros nacionais
 
O decreto do governo diz que carros fabricados no Brasil ficam fora do aumento do IPI desde que algumas regras sejam seguidas, como ter 65% de peças nacionais. Em outubro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou que 15 fabricantes haviam entregado a documentação exigida para não ter o IPI elevado. Ao G1, o ministério afirmou que "as empresas que apresentaram a documentação estão automaticamente habilitadas, até 1º de fevereiro de 2012, e não pagarão a mais". Até essa data, elas serão novamente avaliadas. Os nomes das montadoras não foram revelados.


Na última quarta (14), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou, por meio de assessoria de imprensa, que pode haver redução do IPI para veículos produzidos no Brasil a partir de 2013. O governo também estaria negociando flexibilizar regras para montadoras interessadas em se instalar no Brasil, devido à dificuldade de iniciar as operações já com 65% de nacionalização. Chery e JAC Motors construirão fábricas no país. A BMW também estuda produzir veículos aqui. No caso da JAC, por exemplo, a previsão é de iniciar as atividades na Bahia com 20% de nacionalização.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário