sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Teste: Volkswagen Up! é um barato bem prático

Com o compacto Up!, a Volkswagen pretende dar uma virada no segmento de subcompactos. O novo modelo, criado a partir de um conceito elétrico apresentado no Salão de Frankfurt de 2007, foi apresentado em sua versão definitiva no motorshow alemão desse ano e deverá chegar ao Brasil em 2014. Ao que tudo indica a fabricante deverá passar a produzi-lo em uma nova unidade industrial no país.  Agora, próximo ao seu lançamento – em dezembro ele chega às concessionárias europeias –, o Up! tem aspiração a ser o novo "carro do povo" assim como o Fusca foi no século passado.

 O Up! chegará a Europa para substituir o Fox, até então exportado do Brasil. E sobretudo para conquistar os "órfãos" do aposentado Lupo, modelo vendido entre 1998 a 2005 que virou referência em economia. Para se ter uma ideia, ele contava com motor a diesel 1.2 que gerava 61 cv e registrava uma média de consumo de 42 km/l. 



O carrinho ganhou forma e chega com a responsabilidade de assumir seu papel em escala global. Até agora o Up! já criou "clones" na Espanha, com o Seat Mii, e na República Tcheca, com o Skoda Citigo. Criado para ser um carro carismático, econômico e seguro, o modelo terá três versões de acabamento. A primeira e mais simples, batizada de Take Up!, sai a partir de 9.230 euros, o equivalente a R$ 22 mil. É seguida da Move Up! e da High Up!, em ordem crescente de oferta de equipamentos. Como destaque, o modelo tem como opcional o sistema de frenagem automática, onde sensores identificam o perigo e pode frear o carro sozinho a uma velocidade inferior a 30 km/h. Algo útil para um veículo com proposta totalmente urbana. E, de série, desde as versões mais simples, traz ABS, EBD, controle de estabilidade e sistema Start/Stop, que desliga automaticamente o motor quando o carro para e o liga de novo quando o motorista pisa no acelerador. A estreia do motor Bluemotion 1.0 de três cilindros com injeção direta fica por conta do quesito economia. Com duas variantes de potência – 58 e 73 cv –, o consumo chega a 21 km/l e 16 km/l, respectivamente. 

No design, o carrinho exibe seus traços em forma de “caixa” e alguma personalidade. O tradicional símbolo da marca, agora centralizado, divide capô e para-choque, diferentemente de outros modelos da gama da Volks. As pequenas entradas de ar e os faróis de máscara negra completam o visual frontal. A traseira “chapada” possui lanternas verticais que "roubam" dois pedaços da porta traseira. Suas dimensões acanhadas, escondem um habitáculo razoavelmente espaçoso. São 3,54 metros de comprimento por 1,64 m de largura e 1,48 m de altura e entre-eixos de 2,42 m, que oferece mais conforto para os passageiros.
   

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